QUASE 6 MESES

Escassez de chuvas em Uberaba se aproxima de 180 dias

Publicado em 09/10/2024 às 14:19
Compartilhar

O perímetro urbano de Uberaba está perto de completar seis meses sem chuvas, com apenas um chuvisco ou outro. De acordo com o boletim meteorológico da Secretaria do Agronegócio (Sagri), mês passado choveu apenas 3,18 milímetros no município, e em oito dias de outubro, a precipitação segue o mesmo quadro, próxima de zero.

O documento mensal da Sagri já está disponível no site da Prefeitura, página do Agronegócio. O boletim aponta que, em setembro, dos 39,60 milímetros de média histórica, choveu apenas 3,18 milímetros no município. Lembrando que no ano passado, no mesmo período, Uberaba registrou 53,10 milímetros de precipitação.

O chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, geógrafo Matheus Alves, faz questão de ressaltar que tal milimetrarem (3,18) fora verificada apenas no meio rural do município, região do Chapadão (sentido Nova Ponte). “Até agora, no perímetro urbano, já são 178 dias sem chuvas, apenas alguns chuviscos muito passageiros”, destacou.

Para outubro, até agora com zero de chuva, o geógrafo informa que são esperados 130 milímetros, pelo menos, esta é a média histórica para o período em Uberaba. Em 2023, relatou ele, as chuvas foram ainda mais generosas chegando a 180,69 milímetros.

O técnico da Sagri salientou que, diante previsão meteorológica, esta semana não passará sem chuvas em Uberaba. Mas enquanto elas não chegam, Matheus ressaltou que Uberaba se aproxima de 180 dias sem chuvas consistentes no perímetro urbano (até ontem, 178 dias). Quanto à explicação, o professor disse que não há muito o que falar, apenas que é uma crise hídrica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por