Escavadeira hidráulica sobre esteiras, recém-adquirida pela Prefeitura de Uberaba, está possibilitando à pasta do Agronegócio ampliar os serviços de construção de bolsões no meio rural.
Como conta o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, desde que começou a operar, em 7 de fevereiro último, a escavadeira vem sendo utilizada, principalmente, na escavação de buracos profundos, os chamados bolsões, para contenção de águas das chuvas. “Com motor potente, braço estendido e esteiras, o maquinário otimiza e agiliza a execução desse serviço no meio rural”, disse ele.
Leia ainda: Projeto preliminar estuda possibilidade de colocar Sagri e Sesurb no bairro Rio de Janeiro
Atualmente, segundo relato do Departamento de Conservação de Estradas, a máquina está sendo utilizada na construção de bolsões ao longo da Ura 341, estrada que segue para Almeida Campos, às margens da Ligação 798. Também já foram realizados serviços similares, através do equipamento, em estradas do Vale Encantando, Alegria e Ura 030, na Serrinha.
Passado o período chuvoso, Agnaldo disse que a meta será intensificar a construção de bolsões, assim como de aberturas de saída d’água de leitos das estradas rurais. “São dois serviços essenciais, tanto para a conservação das vicinais quanto para evitar o estrangulamento de pastagens e lavouras pelas enxurradas”, enfatizou.
A escavadeira hidráulica sobre esteiras é uma XCMG, com quatro cilindros, potência de 125 hp e peso operacional para até 18 mil quilos. Ela custou aos cofres públicos cerca de R$760 mil, recursos estes oriundos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Sobre manutenção das estradas, o titular da Secretaria do Agronegócio (Sagri) disse que até o começo da estiagem, os trabalhos continuarão sendo os de socorro, como o de eliminação de pontos críticos. Ele orienta que toda informação sobre situações emergenciais deve ser passada à Pasta pelo telefone 3318-0443.