Segundo o diretor da escola, Germano Fernandez, o projeto já está em prática nas últimas duas semanas
A expectativa é que no próximo período de chuvas, a escola utilize apenas a água captada da chuva (Foto/Divulgação)
(Foto/Divulgação)
A Escola Estadual Henrique Kruger, no bairro Alfredo Freire em Uberaba, criou um projeto sustentável de captação de água pluvial para limpeza da escola. O objetivo do projeto é trabalhar o uso da água de maneira consciente e ecológica.
Segundo o diretor da escola, Germano Fernandez, o projeto já está em prática nas últimas duas semanas. “Só para você ter ideia, uma chuva não tão forte de sete a oito minutos, já enche a caixa”, explica.
A ideia surgiu durante o período de estiagem em outubro de 2022, quando as escolas da cidade ficaram cerca de três dias com a distribuição de água interrompida. Conforme o diretor relata, a professora de filosofia Ana Luz Flores sugeriu a implementação de calhas e uma caixa d’água com torneira, na escola, de forma que o ambiente sofra menos o impacto da falta de água, armazenando-a mesmo com as chuvas mais curtas.
A água captada é utilizada na limpeza de 11 salas de aulas que estão no primeiro andar da escola. Em média, são utilizados 220 litros de água por dia para essa limpeza, o que gira em torno de 6.600 litros por mês. No entanto, por captar essencialmente a água da chuva, nos períodos de estiagem a escola usará a água da forma “tradicional”.
A expectativa é que no próximo período de chuvas, a escola utilize apenas a água captada da chuva para a higienização do ambiente escolar. Ainda segundo o diretor, o projeto será apresentado oficialmente nesta quarta-feira (22) com a presença das autoridades da Codau participando da rádio comunitária da escola. A data foi escolhida no Dia Mundial da Água, para reforçar a importância do elemento.