Professor Jacob Palis nasceu em Uberaba, formou-se no Rio e nos Estados Unidos e é professor do Impa (Foto/Reprodução)
Matemático nascido em Uberaba será homenageado pela Escola de Matemática da América Latina e Caribe (Emalca), em evento que será realizado no período de 1º a 12 de abril, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
A iniciativa é da União Matemática da América Latina e Caribe (Umalca) e conta com a colaboração e o apoio do Centre International de Mathématiques Pures et Appliquées (Cimpa).
Confira também: Transporte coletivo lotado e atrasado é alvo de reclamação ao JM
O professor doutor Jacob Palis nasceu em Uberaba em 1940. Foi para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em Engenharia pela então Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde ingressou em 1958. Em agosto de 1964, iniciou a pós-graduação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, orientado por Stephen Smale.
É desde 1973 professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Ele recebeu o Prêmio Balzan em 2010, por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos. É considerado um dos incentivadores do desenvolvimento da Matemática no Brasil e na América Latina.
Uberaba foi escolhida pela Emalca para sediar o encontro de profissionais da área de Matemática e Pesquisadores do continente com estudantes de graduação e pós-graduação. Segundo os organizadores, o objetivo da Emalca é contribuir para o desenvolvimento da Matemática e detectar novos talentos na cidade e região para seu desenvolvimento posterior como matemáticos, cientistas ou engenheiros.
A Emalca destacou ainda que o encontro visa contribuir com os esforços da UFTM para aumentar o potencial intelectual e fortalecer a capacidade Matemática da região. A Emalca ressaltou ainda que o evento proporcionará aos estudantes a oportunidade de estarem em contato com pesquisadores de áreas variadas da Matemática, abordando temas atuais, motivando-os a realizar projetos que complementem a graduação e estimulem a continuar na vida acadêmica (pós-graduação).
A Emalca também possibilitará a aproximação com professores e estudantes de ensino secundário de Uberaba e região, através da realização da I Maratona de Matemática da UFTM.