Nesta sexta-feira (26), a Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira reuniu a comunidade escolar em uma cerimônia especial para celebrar o trigésimo aniversário da unidade. O evento contou com a participação dos pais e responsáveis dos mais de 760 alunos matriculados, além da presença da secretária adjunta da Educação, Juliana Bernardi Petek.
A escola, localizada na rua Sebastião Firmino de Abreu, no conjunto Uberaba I, atende diversos bairros, incluindo Uberaba I e II, Primavera, Elza Amui, Residencial Mangueiras, Josa Bernardino, Tita Resende, Amoroso Costa e Mônica Cristina. Atualmente, oferece aulas em três turnos e acolhe alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Tempo Integral.
A unidade ainda conta com laboratórios de informática, um laboratório do Sistema Positivo, uma sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma quadra de esportes coberta e blocos de banheiros para os alunos, todos projetados para garantir acessibilidade.
“São 30 anos de um vínculo muito forte entre escola e comunidade. Com as centenas de atividades especiais e com a dedicação da nossa equipe, a Arthur de Mello é uma referência em toda a cidade. São 30 anos que vão se tornar mais 30”, ressaltou a diretora Najara Aparecida de Oliveira.
Recentemente, a escola celebrou o início do terceiro ano de Tempo Integral com uma programação especial, incluindo atividades como balé, funcional kids, futsal e ginástica artística, realizadas no Cemea Boa Vista. São cerca de 120 alunos matriculados em duas turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano.
Durante o Tempo Integral, as manhãs são reservadas para aulas regulares, proporcionando aos alunos uma base sólida nos conteúdos curriculares essenciais. À tarde, eles participam de uma variedade de oficinas planejadas.
Um dos aspectos mais destacados da unidade escolar é a inclusão. A Escola Arthur de Mello é conhecida por seu compromisso com a educação inclusiva, e um exemplo desse compromisso é a horta sensorial, especialmente projetada para alunos com deficiência, em parceria com a Mosaic.
A infraestrutura da horta é totalmente adaptada e acessível, com canteiros de diferentes alturas, espaço de circulação para manobra das cadeiras de rodas, corrimão e rampa. Além disso, o projeto contempla recursos de comunicação acessível, como piso tátil, placas de tipografia adequada, fonte ampliada e acesso à plataforma de tradução automática de Língua Brasileira de Sinais (Libras), conteúdos em Braille e audiodescrição.
“Ao longo dos últimos 30 anos, a Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira tem sido um farol de excelência educacional e inclusão, continuando a inspirar não apenas seus alunos, mas também toda a comunidade ao seu redor”, destacou o secretário de Educação, Celso Neto.