Escola Estadual América, em Uberaba (Foto/Divulgação)
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na manhã desta quarta-feira (12), que a entrada de pessoas em prédios escolares da rede de ensino estadual vai passar a ser controlada. Isso significa, conforme o governo de Minas, que as pessoas só terão acesso às estruturas a partir da identificação e devida autorização. Em Uberaba, procedimentos preventivos já são realizados e o sistema de monitoramento eletrônico está presente em todas as unidades, garante a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia.
O protocolo tornará obrigatória a identificação e a autorização para a entrada de visitantes nos espaços. O protocolo criado pelo Estado tem o objetivo de garantir a segurança nas instituições de ensino após os recentes ataques e a onda de ameaças de violência nos espaços educacionais, que gerou pânico em toda a comunidade escolar.
A superintendente Vânia Célia informou à reportagem do Jornal da Manhã que o trabalho de prevenção já é feito em todas as unidades estaduais em Uberaba. Além da presença das forças de segurança nos horários de entrada e saída de alunos, há orientação para os vigias e responsáveis acompanharem a entrada de pessoas e realizarem a identificação.
Além disso, ela garante que as escolas estão equipadas com monitoramento eletrônico e não há qualquer indício de ataque iminente, apenas boatos. Diante o aumento de denúncias, a Superintendência repassa as informações para os órgãos de segurança, que investigam as demandas.
Nesta quarta, o governador esteve na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, no bairro Guarujá, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A escola atende 1,1 mil estudantes do ensino médio e conta com um sistema de monitoramento com 48 câmeras e sensores de presença, instalados em dezembro de 2022.