ESTRATÉGIA

Escolas estaduais em Uberaba vão receber programação especial de saúde

Tito Teixeira
Publicado em 28/03/2023 às 15:47Atualizado em 28/03/2023 às 15:47
Compartilhar

Todas as 87 cidades que compõem as regiões de saúde do Triângulo Mineiro e Noroeste serão contempladas com o Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024. Desta forma, 1064 instituições de ensino público (federais, estaduais e municipais) da educação básica trabalharão a temática saúde, beneficiando 361.288 alunos. Serão 1.359 equipes da Atenção Primária mobilizadas para oferecer conteúdo de promoção da saúde e educação, dentro de treze eixos temáticos preconizados.

A articulação com os municípios do Triângulo Mineiro e Noroeste na esfera estadual é realizada por meio das Unidades Regionais de Saúde de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Unaí.

Há um acréscimo financeiro para as escolas prioritárias, em que creches públicas e conveniadas, escolas rurais, escolas com alunos em medida socioeducativa e escolas que possuam, no mínimo, 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Foram pactuadas 601 escolas na região.

O PSE foi criado em 2007 como um processo intersetorial que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de lançar luz sobre os compromissos e pactos estabelecidos pelos setores da Saúde e Educação.

O repasse do incentivo financeiro federal do PSE está atrelado à questão da pactuação, avaliação e o cumprimento das metas estabelecidas por diretrizes ministeriais. 

O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya faz parte do eixo Saúde Ambiental. No projeto trabalhado na escola, foram inseridas diversas práticas, como peças teatrais, palestras e dança, além de atividades em que os alunos gravaram vídeos cuidando de suas casas. 

As temáticas do Programa Saúde na Escola para o ciclo 2023/2024 são Saúde Ambiental; Promoção da atividade física; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Promoção da cultura de paz e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; Verificação da situação vacinal; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; Saúde bucal; Saúde auditiva; Saúde ocular; Prevenção à Covid-19.

Haverá, conforme disponibilidade orçamentária federal para este ciclo, incentivo às ações de prevenção e combate a obesidade infantil, considerando a prevalência de obesidade e cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) municipais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por