“Sempre alerta”. Sob esse lema, 44 escoteiros de Uberaba e municípios vizinhos, como Uberlândia, Araxá e Patos de Minas, estão reunidos na Fazenda Experimental da Epamig, para a realização do 23° Elo Nacional.
De acordo com Daniel Gonçalves, chefe da tropa escoteira do 29° Grupo Leôncio Ferreira do Amaral, o encontro, que reúne escoteiros locais em operação, não era realizado desde 2006 em Uberaba. “Aqui na cidade temos cerca de 60 cadastrados e precisamos de mais divulgação para fortalecer o escotismo na cidade”, conta.
Na noite de ontem, quase 100 pessoas se reuniram em frente à fogueira para acompanhar a apresentação do grupo de percussão do Instituto dos Cegos de Uberaba. Na manhã de hoje, as equipes vão realizar visita a Peirópolis e retornarão a campo para encerrar as atividades. Para o chefe Daniel, o encontro serve para reforçar o propósito do grupo e não deixar que a tradição, que já dura 60 anos na cidade, não se enfraqueça.
Para se tornar um escoteiro basta ter mais de sete anos e procurar um dos grupos de Uberaba. O Grupo Leôncio Ferreira do Amaral fica na rua Itália, 1010, no bairro Boa Vista. Já o Grupo de Escoteiros Inconfidentes fica na praça Dom Eduardo, 5, no Colégio Marista.