CIDADE

Especialista recomenda cuidados com crianças que vão ficar em casa

Publicado em 03/07/2011 às 15:16Atualizado em 19/12/2022 às 23:34
Compartilhar

Nas férias as crianças passam mais tempo em casa, o que sugere mais riscos de acidentes graves. É importante, porém, lembrar que imprevistos só ocorrem quando não há a presença de um adulto responsável por perto. Atualmente, mais de 60% dos acidentes com crianças acontecem dentro de casa. Por isso, o período de férias escolares exige cuidados que podem prevenir acidentes.

Água, fogo, eletricidade e brinquedos são os grandes vilões das férias, mas é preciso estar atento a tudo, como o armazenamento de produtos de limpeza debaixo da pia ou na área de serviço. Segundo o pediatra José Arruda Mendes Júnior, um dos acidentes mais comuns é a ingestão desses produtos e medicamentos guardados em casa. “Para evitar que a criança pegue e tome, é fundamental que o medicamento seja guardado em local alto, distante do seu alcance. O mesmo para os produtos de limpeza”, destaca. Para o especialista, a cozinha é o cômodo campeão de acidentes e é um dos locais que devem ser evitados.

Afogamentos. Quedas e afogamentos também estão entre os acidentes mais comuns. Crianças pequenas podem se afogar na banheira, como também no vaso sanitário ou em balde cheio de água ao se debruçarem. “É bom fechar áreas de piscinas quando não houver adulto por perto e manter as crianças acompanhadas em clubes ou parques com brinquedos, para evitar afogamentos ou acidentes. O melhor é vigiar sempre”, alerta Mendes.

Acender e apagar as luzes, colocar brinquedos ou o dedo na tomada também são diversões por toda a casa. Para evitar choques, é importante o uso de protetores. Se achar caro comprar um, é só colocar uma fita adesiva, que sai mais barato e protege.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por