CIDADE

Especialistas alertam para planejamento de gastos no fim de ano

Com a chegada do fim do ano, as despesas e os gastos são maiores e especialistas alertam o consumidor para fazer um planejamento

Publicado em 26/11/2010 às 23:27Atualizado em 20/12/2022 às 03:02
Compartilhar

Com a chegada do fim do ano, as despesas e os gastos geralmente são maiores e especialistas alertam o consumidor para fazer um planejamento das suas contas, evitando, então, o endividamento.

Sebastião Severino, coordenador-geral do Procon, explica que antes de o consumidor ir às compras, o ideal é que ele faça um planejamento do seu orçamento, de todo o dinheiro que tem disponível e quanto vai receber no 13º salário. “O interessante é usar esse 13º de preferência para pagar as contas antigas, iniciando o pagamento sempre pelo que tem juros maiores e lembrando que os maiores juros do mundo hoje são de cartão de crédito, chegando a até 17% ao mês; depois tem o cheque especial, para quem tiver com ele em aberto, o juro dele também é muito alto, em torno de 7% ao mês, isso dá mais de 100% ao ano, é muita coisa”, ressalta.

Segundo Sebastião, além de pagar as contas atrasadas, o consumidor deve evitar também de fazer compras parceladas, principalmente se o valor das parcelas for alto. “É comum com o 13º a pessoa acabar gastando com outras coisas e aí não paga as contas atrasadas e ainda faz mais prestação para o ano que vem, temos que lembrar que em janeiro sempre tem um aumento de gastos, seja o IPVA, a mensalidade escolar e outras despesas, alguns até com viagem”, diz.

De acordo com o coordenador-geral, o ideal é que os consumidores possam terminar o ano de 2010 com as contas totalmente equilibradas e se possível fazer um balanço de débito e crédito. “Lembrando que há os gastos regulares e eles não podem ser cortados, mas é sempre bom economizar energia e água, muitas vezes a pessoa deixa a televisão ligada à toa, ar-condicionado ligado, geladeira aberta, luz acesa... São essas pequenas economias que podem ser significativas no fim de um período, e principalmente só fazer conta a partir de um momento em que tiver uma situação pelo menos equacionada, possível de ser solucionada, e adiar realmente os compromissos que podem ser adiados”, acrescenta.

De acordo com o economista Cássio Silveira, o consumidor nesse período de fim de ano tem que ter um cuidado especial com o assédio que existe em relação a eles. “O objetivo da empresa do varejo é gerar lucro e obviamente ela vai criar algumas tentações para o consumidor, e essas tentações vêm com produtos com diferenciais inovadores, novos designs. O consumidor fica tentado a consumir coisas que ele geralmente não consome ou ainda adquirir aqueles produtos considerados como um sonho de consumo”, conta. Cássio ressalta que o consumidor deve ficar mais atento para não cair nas armadilhas e pensar melhor. “Todas as vezes que ele for comprar um novo produto deve avaliar se realmente possui a necessidade de adquiri-lo de fato. O consumidor deve ficar vigilante em relação a isso Planejando melhor as compras, ele pode otimizar melhor o 13º”, enfatiza. “Há uma necessidade de um planejamento para começar o ano de 2011 bem e mais tranquilo”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por