Nesta segunda-feira (24), a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) realizou uma reunião estratégica para tratar do esquema de segurança dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2023 (JEMG), agendados para acontecer entre os dias 1º e 6 de agosto. O evento, que espera reunir mais de 7 mil alunos entre 12 e 17 anos, terá sua cerimônia de abertura na ABCZ, porém, alguns detalhes ainda estão sendo finalizados.
Com previsão de movimentar aproximadamente R$ 8 milhões, entre comércio e serviços necessários para a sua realização, os JEMG desempenham um papel significativo para a economia do município de Uberaba. Além dos benefícios econômicos, o evento também traz vantagens para a cidade em termos esportivos e turísticos, consolidando a imagem de Uberaba como um polo esportivo regional.
Durante a reunião, um dos principais tópicos em destaque foi a questão dos alojamentos, uma vez que as escolas estaduais não têm capacidade suficiente para acomodar todos os alunos que participarão dos JEMG. Soluções foram debatidas para assegurar o conforto e o bem-estar dos estudantes, sendo um dos principais desafios enfrentados, de acordo com Luiz Medina, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).
Outra pauta relevante foi a segurança nas áreas próximas das escolas e praças esportivas onde os jogos serão realizados. Representantes dos Bombeiros Militares, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Guarda Civil Municipal estiveram presentes na reunião e destacaram a importância das informações para ajustar os detalhes e garantir a realização dos jogos escolares sem intercorrências.