SAÚDE

Está há muito tempo aguardando na fila eletrônica em Uberaba? Saiba como consultar

Dandara Aveiro
Publicado em 09/03/2025 às 17:07
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(Foto/Reprodução/Ilustrativa)

Muitos uberabenses procuram o Jornal da Manhã em busca de informações sobre a fila eletrônica em Uberaba. Sem saber o lugar que ocupam à espera de procedimentos ou exames, muitos questionam se, de fato, serão chamados algum dia. Em entrevista à Rádio JM, a secretária Municipal de Saúde, Valdilene Rocha, explicou como os cidadãos podem acompanhar sua situação de forma simples e ágil. Se você também tem essas dúvidas, confira o que fazer: 

Portal da Transparência: a maneira mais simples de saber se você está na fila de espera para um atendimento, sem sair de casa, é consultar a plataforma de transparência disponível no site da Prefeitura de Uberaba. Para isso, o paciente deve acessar o sítio eletrônico e inserir seu CPF e cartão do SUS. O sistema vai mostrar se o paciente segue inserido na lista para ser atendido. 

Visita presencial: caso o acesso ao site não seja possível, o cidadão pode se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, de preferência aquela onde está cadastrado. A equipe da Unidade verifica se o paciente está na fila e fornece informações sobre sua situação. 

Chamadas telefônicas: para agendamentos em mutirões ou outros exames de especialidades, o Departamento de Agendamento Eletrônico entra em contato pelo telefone (34) 3331-2700. Em caso de muitas tentativas sem sucesso, o paciente pode ser retirado da fila eletrônica. Por isso, a SMS recomenda que as pessoas que estão aguardando pelo agendamento fiquem atentas às chamadas e salvem o número para que a ligação não caia no spam e não corra o risco de ser recusada. 

App "Fila Anda": para melhorar ainda mais o processo e aumentar a comunicação com os pacientes, a SMS está preparando o lançamento de um aplicativo que irá enviar alertas automáticos, lembrando o paciente sobre a data de sua consulta. Isso será um avanço no acompanhamento da fila e ajudará a diminuir as ausências, um dos principais gargalos apontados pela secretária. O app tem previsão de ser lançado ainda este ano. 

Valdilene ainda destaca que, com os exames de rotina em dia e as vagas praticamente zeradas, o foco agora está nas consultas especializadas. Pacientes que aguardam atendimentos devem consultar a fila eletrônica para verificar sua posição e garantir que não perderão a oportunidade de serem chamados, especialmente em mutirões ou novas vagas que forem abertas. 

“Exames de Holter, de mapa, mamografia, Raio-x, ressonância, cateterismo, entre outros, estão todos em dia. Além disso, as consultas de fisioterapia, gestação de alto risco, ressonância, oftalmologia e ginecologia hospitalar também estão em dia”, revela a representante. 

A secretária da pasta também ressalta que, caso o paciente não possa comparecer à consulta ou exame agendado, é fundamental avisar com antecedência. Isso possibilita que outra pessoa seja chamada no lugar, otimizando o uso das vagas e evitando que o tempo de espera aumente. “Nós colocamos em todas as Unidades Regionais de Saúde (URS) um painel enorme de ‘faltômetro’. É bem alta a quantidade de faltas que têm para consultas de especialidades”, conta.  

Lembrando que, caso o paciente não consiga comparecer à consulta, é importante que informe através dos números 3331-2757 ou 0800 942 3160, para que o atendimento possa ser direcionado para outra pessoa. 

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