FERROVIA

Estação de Memórias resgata a história ferroviária de Uberaba

Publicado em 12/03/2023 às 18:43
Compartilhar
Maria-fumaça (Foto/Divulgação)

Maria-fumaça (Foto/Divulgação)

A história ferroviária de Uberaba será resgatada por meio do projeto "Estação de Memórias", da VLI, realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs em parceria com o Arquivo Público (APU). O objetivo da ação é montar uma exposição colaborativa sobre o tema e instalar um ambiente interativo na sede do APU, que é uma antiga estação ferroviária. A mostra promete resgatar a memória do transporte ferroviário na região e será uma oportunidade para que moradores e visitantes conheçam a importância do trem de ferro para o desenvolvimento de Uberaba e entorno.

O projeto "Estação de Memórias" busca contar a história da Ferrovia na região por meio de relatos dos funcionários, moradores e acervo histórico do APU. Algumas cidades em Minas Gerais, como Matozinho, Cachoeira e Divinópolis, já tiveram a oportunidade de participar da exposição sobre a memória ferroviária de suas comunidades.

A ONG Agência de Iniciativas Cidadãs será responsável pela implementação do projeto, enquanto o Arquivo Público cuidará das instalações. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Arquivo Público e da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, a busca pelas memórias ferroviárias já iniciou.

O superintendente do Arquivo Público, José Resende Filho, acolheu a ideia desde o início, quando foi procurado. Ele destacou que a chegada da linha férrea em 1889 transformou Uberaba na ‘boca do sertão’, e as mercadorias que aqui chegavam eram distribuídas por todo o Brasil Central. Ele convidou a população a participar desse importante projeto e escrever juntos as linhas da história ferroviária.

Para contribuir com a exposição, é possível enviar o material pelo WhatsApp (31) 99731-8470, ou pelo e-mail estacaodememorias@aic.org.br, ou ainda presencialmente no Arquivo Público de Uberaba, após aprovação prévia pelo WhatsApp ou e-mail. As pessoas que contribuírem com a exposição serão agradecidas e creditadas na mostra permanente, além de receberem documentação adequada certificando a natureza da cessão do material e sua incorporação ao acervo do Arquivo Público de Uberaba.

Chefe da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural da FCU, Daniela Velludo, faz um apelo à sociedade para contribuir com a exposição: "A contribuição da população para recolhermos essas histórias, objetos, documentos, fotografias, vídeos, enfim, tudo que, de alguma forma, tenha relação com a ferrovia, irá nos proporcionar esse espaço de memória da estação ferroviária de Uberaba".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por