FERROVIA

Estação de Memórias resgata a história ferroviária de Uberaba

Publicado em 12/03/2023 às 18:43
Compartilhar

Maria-fumaça (Foto/Divulgação)

A história ferroviária de Uberaba será resgatada por meio do projeto "Estação de Memórias", da VLI, realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs em parceria com o Arquivo Público (APU). O objetivo da ação é montar uma exposição colaborativa sobre o tema e instalar um ambiente interativo na sede do APU, que é uma antiga estação ferroviária. A mostra promete resgatar a memória do transporte ferroviário na região e será uma oportunidade para que moradores e visitantes conheçam a importância do trem de ferro para o desenvolvimento de Uberaba e entorno.

O projeto "Estação de Memórias" busca contar a história da Ferrovia na região por meio de relatos dos funcionários, moradores e acervo histórico do APU. Algumas cidades em Minas Gerais, como Matozinho, Cachoeira e Divinópolis, já tiveram a oportunidade de participar da exposição sobre a memória ferroviária de suas comunidades.

A ONG Agência de Iniciativas Cidadãs será responsável pela implementação do projeto, enquanto o Arquivo Público cuidará das instalações. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Arquivo Público e da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, a busca pelas memórias ferroviárias já iniciou.

O superintendente do Arquivo Público, José Resende Filho, acolheu a ideia desde o início, quando foi procurado. Ele destacou que a chegada da linha férrea em 1889 transformou Uberaba na ‘boca do sertão’, e as mercadorias que aqui chegavam eram distribuídas por todo o Brasil Central. Ele convidou a população a participar desse importante projeto e escrever juntos as linhas da história ferroviária.

Para contribuir com a exposição, é possível enviar o material pelo WhatsApp (31) 99731-8470, ou pelo e-mail estacaodememorias@aic.org.br, ou ainda presencialmente no Arquivo Público de Uberaba, após aprovação prévia pelo WhatsApp ou e-mail. As pessoas que contribuírem com a exposição serão agradecidas e creditadas na mostra permanente, além de receberem documentação adequada certificando a natureza da cessão do material e sua incorporação ao acervo do Arquivo Público de Uberaba.

Chefe da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural da FCU, Daniela Velludo, faz um apelo à sociedade para contribuir com a exposição: "A contribuição da população para recolhermos essas histórias, objetos, documentos, fotografias, vídeos, enfim, tudo que, de alguma forma, tenha relação com a ferrovia, irá nos proporcionar esse espaço de memória da estação ferroviária de Uberaba".

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por