Uberaba conta com apenas um nutricionista para atender toda a rede estadual de ensino (Foto/Reprodução)
Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) divulgou nesta terça-feira (28) o resultado do processo seletivo para nutricionista para atenderem as unidades escolares em Minas Gerais. Em Uberaba, 30 pessoas foram aprovadas e outras duas foram desclassificadas por inconsistências na apresentação da documentação exigida no edital do certame.
Atualmente, Uberaba conta com apenas um nutricionista para atender toda a rede estadual de ensino. A situação chegou a ser alvo de denúncia em setembro do ano passado, quando uma mãe informou que o Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial (Ceope) ofereceu apenas chá e bolo na merenda. À época, o caso foi confirmado, inclusive, pela superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira.
É válido ressaltar que a resolução do Conselho Federal de Nutricionista recomenda o necessário de pelo menos 18 profissionais para a quantidade de alunos matriculados em Uberaba. Segundo o Governo de Minas, ao todo, serão contratados 53 profissionais que irão atuar nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O resultado final da primeira etapa está disponível neste link.
No entanto, o déficit do estado é de 684 profissionais, sendo que para atender toda a rede seriam necessários 714 nutricionistas, de acordo com levantamento do Conselho Regional de Nutrição (CRN).
Ao todo, foram recebidas cerca 1,4 mil inscrições, sendo 278 candidatos classificados para a segunda fase, que consiste em uma entrevista técnico/comportamental. A convocação dos candidatos classificados para as entrevistas será realizada de forma escalonada e a divulgação da data e horário da entrevista será feita gradativamente.