(Foto/Arquivo JM)
Está desatualizada a estimativa que Uberaba deixa de arrecadar R$20 milhões nos feriados que o comércio não abre. Tiago Árabe, executivo do Sindicomércio Uberaba, falou essa semana sobre o tema durante entrevista no programa JM Informa.
O executivo detalhou que a entidade chegou a esse valor após estudo feito anos atrás para questionar o feriado de 20 de novembro, que na avaliação dele foi instituído de forma equivocada em Uberaba.
“Naquela época, a Federação do Comércio fez uma pesquisa para gente e apontou o valor próximo do que a gente deixaria de arrecadar na cidade, em todos os tipos de movimentação, e isso chegaria a R$20 milhões”, afirma.
Árabe admitiu que o valor está defasado visto que o estudo foi realizado antes da pandemia da Covid-19. “Esse número nós trabalhamos com ele quando entramos com a ação, antes da pandemia, para tentar acabar com o feriado de 20 de novembro aqui em Uberaba, porque ele tinha sido feito de uma maneira juridicamente errada e, hoje, consertaram o erro porque só o presidente da república poderia decretar esse feriado, então está desatualizado”, detalha.
Por fim, ele admitiu que não há valor que seja possível estimar do que a cidade deixa de movimentar e classificou como “importante” realizar novo estudo para atualizar os dados. “O feriado se torna uma data muito delicada, o feriado que o comércio está fechado a cidade perde muito”, pontua.