Usuários já podem acompanhar estoque das farmácias básicas da rede pública. Dados sobre as cinco unidades que oferecem medicamentos são informados em tempo real no site da Prefeitura. Em consulta ao sistema, a reportagem confirmou, por exemplo, a disponibilidade de remédios para tratamento de hipertensão nas cinco farmácias da rede.
O atenolol e o enalapril, ambos de uso contínuo para controle da pressão alta, estão com estoque regulado em todas as farmácias. O mesmo acontece com o tranquilizante Diazepan. Porém, no fechamento da noite de ontem, o relatório apontava que o estoque de dipirona acabou em frasco acabou no Centro de Saúde Eurico Vilela. A unidade também terminou o expediente sem omeprazol. A Unidade Regional de Saúde (URS) São Cristóvão era outra sem o item ao fim do dia.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jurandir Ferreira, o mecanismo é um passo importante para melhoria na prestação de serviço. “Com isso, o paciente pode verificar onde tem o remédio e procurar diretamente a unidade. Também facilita direcionar o estoque quando algum local tiver maior demanda”, salienta.
De acordo com Jurandir, a ferramenta surgiu a partir de solicitação apresentada em abril à secretaria. No entanto, o conselheiro afirma que a proposta inicial é mais ampla. “Estamos preocupados com o estoque regulador, não só com a quantidade disponível na farmácia. Queremos saber como o que a secretaria tem em reserva no almoxarifado para a manutenção das unidades”, destaca.
Para acessar o sistema, basta entrar no site www.uberaba.mg.gov.br e procurar no item Serviços Municipais. O usuário deve consultar pelo nome do remédio e a ferramenta trará as unidades onde o medicamento está disponível. Além do centro Eurico Vilela e da URS São Cristóvão, são pontos de distribuição a URS Boa Vista, Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Freire e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Abadia.