De acordo com a programação inicial feita pelo Estado, o interior passaria a emitir o documento digital ainda no mês de fevereiro
Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) em Uberaba ainda não tem um posicionamento de quando passará a emitir as Carteiras de Trabalho digitais no município. A carteira manual, que estaria proibida desde janeiro, teve seu uso prorrogado até que o sistema chegue ao interior do Estado de Minas.
De acordo com a programação inicial feita pelo Estado, o interior passaria a emitir o documento digital ainda no mês de fevereiro. Porém, houve um atraso e a GRTE da cidade ainda não recebeu os computadores, nem treinamento para fazer as carteiras digitalizadas.
Em Uberaba são emitidas em média 60 Carteiras de Trabalho por dia. O documento manual continua sendo emitido normalmente, e fica pronto de imediato. Enquanto isso, em outros estados do país, a população tem que esperar até duas semanas para ter acesso à carteira na versão digital. A equipe de reportagem do Jornal da Manhã tentou entrar em contato com o Ministério do Trabalho, para esclarecer se a demora se deve a uma fase de adaptação, mas a pessoa responsável pelo setor não foi encontrada.
Mesmo sem uma previsão de data para a implantação do novo sistema na cidade, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), já se prepara para oferecer o serviço a partir de março. “Por enquanto, essa foi a orientação que foi repassada para a gente”, pontua a Coordenadora da Unidade, Delcira Soares.
Carteira de Trabalho Digital. Implantada em 1997, o novo documento incorpora vários itens de segurança que dificultam as fraudes contra seguro-desemprego, FGTS e benefícios previdenciários. Sendo confeccionada em material bem mais durável, que garante que as informações não se percam com o tempo e o uso.