Os mais de 26 mil alunos da rede estadual de ensino de Uberaba estão sem aulas desde segunda-feira (12) e poderão aproveitar esta condição até domingo
Os mais de 26 mil alunos da rede estadual de ensino de Uberaba estão sem aulas desde segunda-feira (12) e poderão aproveitar esta condição até domingo (18). A situação é motivada pela Semana do Saco Cheio, exclusividade das escolas particulares até o ano passado, mas desde então adotada oficialmente pelos estabelecimentos estaduais também.
Segundo Vânia Célia Ferreira, diretora da Superintendência Regional de Ensino, a programação do calendário já é feita de forma que esta semana coincida com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando as instituições de ensino dedicam a maioria das atividades ao popularmente conhecido Dia da Criança. “Também engloba o Dia do professor, em 15 de outubro. Portanto, apenas são emendados os feriados e não são registradas muitas perdas de aulas”, explica.
Ainda de acordo com ela, os estudantes não são prejudicados com este período porque o calendário de aulas contempla os 200 dias letivos e a carga horária exigidos. “Estas folgas já são previstas na elaboração da programação para o ano e os alunos já estiveram ou ainda estarão repondo estes dias até o fim de 2009, sem comprometimento do planejamento e do conteúdo escolar”, garante. “Cada escola tem mobilidade para fazer este ajuste baseado no modelo do calendário geral executado pela Superintendência”, completa.
Vânia Célia lembra que a implantação da Semana do Saco Cheio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais atendeu a uma reivindicação dos servidores. Ela também aproveitou a comemoração do Dia do Professor, hoje, para enaltecer o trabalho feito pela categoria. “É importante se lembrar destes profissionais neste dia, especialmente pela luta diária que eles têm travado para melhorar a educação.”