ORGULHO UBERABENSE

Estudantes do IFTM participam de operação do Projeto Rondon no Mato Grosso do Sul

Tito Teixeira
Publicado em 04/08/2023 às 20:35
Compartilhar

Equipe do IFTM em oficina de alimentos realizada durante a missão Guaicurus, do Projeto Rondon (Foto/Thiago Taham)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), mais uma vez, marcou presença no Projeto Rondon. O projeto de integração social é coordenado pelo Ministério da Defesa e existe desde 1968. A equipe de rondonistas composta por estudantes do curso de Engenharia Agronômica dos campi Uberaba e Uberlândia e dos cursos de Zootecnia, Tecnologia em Alimentos e Administração do Campus Uberaba, liderada pelo professor Thiago Taham do Campus Uberlândia, participou da operação “Guaicurus”, no município de Caarapó, Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo o professor, a cidade possui grande demanda por projetos de extensão e pela interação com estudantes universitários. “Caarapó possui uma forte tradição agropecuária e produz grandes culturas, gerando muitos empregos. Todavia, existem problemas de distribuição de renda, acesso à terra e problemas sociais, o que fez da cidade um excelente local para a realização do Projeto Rondon”, ressaltou Taham.

A equipe realizou oficinas com a população local com o objetivo principal de diversificação de atividades para geração de renda. Foram desenvolvidos trabalhos com horticultura, fruticultura, criação animal de aves, suínos, peixes e bovinos, além de processamento de vegetais, frutas, derivados de leite e chocolates. As estudantes do curso de Administração completaram a cadeia produtiva com noções de marketing, venda de produtos e precificação dos mesmos.

Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o país. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades parceiras. O trabalho incentiva jovens estudantes a atuar em comunidades, empregando soluções sustentáveis em prol da inclusão social, da redução de desigualdades e do fortalecimento da soberania nacional.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto tem a participação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Educação, da Cidadania, da Saúde, do Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República. Dessa forma, constitui-se em um esforço interministerial, que conta com o apoio de Instituições de Ensino Superior de todo o país, de estados e de municípios para promover o desenvolvimento da cidadania nos universitários e o desenvolvimento dos índices sociais nas comunidades atendidas.

Nos últimos 17 anos, o Projeto Rondon realizou 87 operações, em 1.249 municípios, de 24 unidades da federação. Nessas operações, contou com 2.419 participações de instituições de Ensino Superior e 24.128 rondonistas (universitários e professores), capacitando cerca de dois milhões de pessoas em todo o Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por