Superintendência Regional de Ensino de Uberaba manteve o crescimento no ranking estadual do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e já aparece entre as 10 melhores. Enquanto ficou na 14ª posição em 2008, neste ano o desempenho do 3º ano do ensino fundamental foi o 7º melhor entre as 46 SREs.
De acordo com a superintendente regional Vânia Célia Ferreira, esta ascensão já é verificada desde 2006. “No entanto, quando analisamos friamente estes novos números, percebemos que eles não apresentaram elevação substancial”, explica.
Ainda segundo ela, no ano passado 7% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental desta SRE ficaram no baixo desempenho, enquanto neste ano este percentual oscilou para 6%. Em 2008, eram 11% no intermediário e agora são 12%, e no nível recomendável eram 82% e este percentual foi mantido.
Também nesta avaliação, a superintendência local teve sua proficiência melhorada: passou de 568,76 para 570,6. “Ficamos felizes por chegar a esse patamar, mas sabemos que novas evoluções também passam a ficar mais difíceis. Para manter esta variação positiva, deveremos ser mais criativos, precisaremos motivar mais os alunos e professores e estimular frequentemente os pais a ajudar seus filhos”, afirma Vânia Célia.
A diretora da SRE lembrou ainda que foi graças ao crescimento em algumas avaliações e níveis e manutenção em outros que os trabalhadores em educação de sua abrangência receberam este ano prêmio de produtividade de 84%.