LGBT+

Evento contra a homofobia em Uberaba promoveu a conscientização familiar

A estratégia foi realizar o evento no momento de maior circulação de pessoas, para atrair os cidadãos na discussão contra o preconceito e a favor do respeito

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 18/05/2023 às 09:32Atualizado em 18/05/2023 às 09:32
Compartilhar

No Dia Internacional contra a Homofobia, na quarta-feira (17), a Coordenadoria de Políticas LGBT+ de Uberaba promoveu um evento na praça Rui Barbosa em prol do respeito e da não violência. Conforme a coordenadora Lucimira Reis, houve boa adesão da comunidade e foi possível conversar com a população que transitava pela praça durante a tarde. Entre os diversos temas debatidos, a sensibilização familiar foi um dos que gerou mais espaço de diálogo. 

O encontro foi aberto ao público e a praça Rui Barbosa foi escolhida pela visibilidade. A estratégia foi realizar o evento no momento de maior circulação de pessoas, para atrair os cidadãos na discussão contra o preconceito e a favor do respeito. 

“Em uma praça pública, falar da violência contra os LGBTs é algo potente. Ali você tinha famílias no ponto de ônibus, nas lojas, tinha os taxistas. Teve boa participação da comunidade LGBT, todos juntos em um mesmo espaço, isso é o que muda uma estrutura. Eu fui em cada pessoa que estava no ponto de ônibus, nos táxis, falei olhando para cada um. Por isso pedi um microfone sem fio, para andar na praça inteira. Outros LGBTs falaram também. É assim que a gente começa a mobilização”, ponderou Lucimira Reis. 

Entre as pautas, a discussão da realidade LGBT nas famílias foi uma das principais. “Falei muito da questão das mães. As mães mudam o mundo se elas quiserem. O mundo dentro de sua casa, do bairro, das amigas. A luta de uma mãe é forte. Quero trazer as famílias pra esse contexto, para essa consciência”, contou a coordenadora. 

Outra situação apresentada no evento foi a geração de políticas públicas efetivas, como, por exemplo, o fomento da empregabilidade para a comunidade LGBT. “Eu acredito que a comunidade amadureceu. Hoje a comunidade quer política pública, coisas que ficam, não somente trabalhos pontuais. A fome é diária, o desemprego é diário, a saúde é diária”, expõe Lucimira. Ela também revelou que estão sendo feitas reuniões com as empresas para um trabalho de conscientização, um atendimento acolhedor na procura de emprego.

A ação contou com atração artística e falas de conscientização para a população. A data foi escolhida porque, em 1990, foi quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). Assim, a militância escolheu essa data para festejar o Dia Internacional de Contra a Homofobia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por