QUE PASSA?

Ex-secretárias contestam quebra de sequência em Congresso de Educadores

Marconi Lima
Publicado em 08/10/2025 às 20:12Atualizado em 08/10/2025 às 20:25
Compartilhar
Ex-secretária de Educação Silvana Elias foi às redes sociais e questionou o fato de o próprio governo da prefeita Elisa ter realizado o XXVI Congresso de Educadores e agora, em 2025 o II Congresso (Foto/Divulgação)

Ex-secretária de Educação Silvana Elias foi às redes sociais e questionou o fato de o próprio governo da prefeita Elisa ter realizado o XXVI Congresso de Educadores e agora, em 2025 o II Congresso (Foto/Divulgação)

Ex-secretária de Educação de Uberaba no governo Paulo Piau, a professora Silvana Elias utilizou as redes sociais para se manifestar sobre a contagem do Congresso de Educadores de Uberaba, anunciado como o 2º pela gestão Elisa Araújo (PSD).

Silvana Elias alegou que, em 2022, também na gestão Elisa, Uberaba realizou o XXVI Congresso de Educadores. Outra ex-secretária de Educação, Sidneia Zafalon, na mesma publicação, destacou que em 2021 (ano pandêmico) foi realizado de forma não presencial, on-line, o XXV Congresso de Educadores.

“Curiosamente, em 2025, será realizado o II Congresso de Educadores”, indagou Silvana Elisa. Para a ex-secretária, reiniciar a contagem de um congresso que há décadas vem sendo construído coletivamente pelos educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro revela muito mais do que uma simples mudança administrativa.

“É um gesto simbólico que toca na memória e na identidade de uma rede inteira. A história da educação é feita de continuidades, de processos que se entrelaçam e de sujeitos que se dedicam a ‘aprimorar’, ano após ano, o mesmo ideal de formação humana. Ao apagar ou renomear o que já foi feito, corre-se o risco de desvalorizar o legado deixado por gerações de professores que construíram, com esforço e compromisso, a trajetória desse evento. Preservar a história é também reconhecer o caminho já percorrido quando se quer, já que se pode pensar que ‘não olho nem no retrovisor’”, ressaltou.

Já Sidneia Zafalon lembrou que o XXIV e XXV congressos foram realizados de forma on-line, uma vez que foram em anos pandêmicos. “Não faltaram coragem e força nesses eventos! Quanto à não continuidade, seria importante saber quem sugeriu ou fez a mudança. Eu considero desnecessária e falta de respeito com a história da Educação municipal de Uberaba”, escreveu.

Para Silvana Elias, renumerar o atual Congresso de Educadores é uma atitude de arrogância e vaidade, “além, claro, de extremo desrespeito à história”.

“Fico me perguntando: será que esse governo sabe que o evento começou a acontecer na década de 90 e que este seria o XXIX? Será que sabe quantas pessoas ilustres da educação nacional e internacional deram sua contribuição na construção do Congresso de Educadores de Uberaba? Aqui cito alguns nomes: António Nóvoa, Celso Vasconcelos, César Nunes, Silvio Gallo, Cipriano Luckesi, Miguel Arroyo, Emília Cipriano, Jamil Cury, Eustáquio Romão e tantos outros”, destacou.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) justificou que a denominação adotada para o evento atual, o II Congresso de Educação reflete “uma evolução importante na concepção e no reconhecimento do papel de todos os profissionais que compõem a rede educacional no município. Embora congressos anteriores tenham sido realizados sob a nomenclatura de ‘Congresso de Educadores’, este novo formato amplia o foco para abarcar não apenas os educadores, mas todos os agentes que contribuem de forma direta ou indireta para o processo educativo”.

Conforme a Semed, essa mudança de nomenclatura não representa a extinção ou descontinuidade do histórico dos congressos realizados, mas expressa o compromisso da secretaria em valorizar e reconhecer integralmente a diversidade de funções essenciais na educação pública, incluindo profissionais da merenda, da limpeza, da segurança, do atendimento administrativo, por exemplo, e demais colaboradores que são fundamentais para o pleno funcionamento das nossas escolas.

A Semed reforçou que a escolha do termo “Congresso de Educação” é para incluir e valorizar todos os agentes transformadores da educação no município de Uberaba, para promover uma visão mais ampla, integrada e democrática do fazer educativo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por