CIDADE

Facthus tem aprovação zero no exame da Ordem dos Advogados

Foi divulgada esta semana, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a lista de 90 instituições de Ensino Superior com aprovação zero

Paulo Fernando Borges
paulofernando1981@gmail.com
Publicado em 09/07/2011 às 00:20Atualizado em 19/12/2022 às 23:27
Compartilhar

Foi divulgada esta semana, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a lista de 90 instituições de Ensino Superior com aprovação zero no último Exame de Ordem. Essas instituições, entre elas a Faculdade Talentos Humanos (Facthus) de Uberaba, tiveram 1.153 inscritos do total de 106.891em todo país. Vale lembrar que das noventa, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos. A Facthus, por exemplo, teve doze alunos na primeira fase, sendo que três deles avançaram à etapa seguinte. Desses, apenas dois realizaram a prova e não obtiveram índice para aprovação. A OAB quer que essas instituições sejam colocadas em regime de supervisão pelo Ministério da Educação.

O exame foi realizado em dezembro de 2010 e reprovou 88,27% do total de bacharéis em Direito inscritos. Apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%.

De acordo com a secretaria geral da OAB, o Ministério da Educação será notificado para que as faculdades com aprovação zero sejam colocadas em regime de supervisão, que pode, inclusive, levar ao fechamento do curso.

O presidente da OAB-Uberaba, Helder Silva Batista, entende que as provas foram muito complicadas, com enunciados extensos e muitas questões a serem resolvidas (no total, foram 100 questões fechadas na 1ª fase e cinco questões abertas na 2ª). Ainda assim, ele reforça que o índice de reprovação é “desesperador” e precisa ser tratado com atenção.

No entanto, Batista acredita que com as mudanças previstas para a próxima prova da Ordem, marcada o dia 17 de julho, o índice de aprovados pode aumentar. A partir de agora, a primeira fase será composta de 80 questões, sendo que o candidato precisa acertar pelo menos 50% para avançar. Na segunda etapa – marcada para 21 de agosto – serão quatro questões abertas, ao invés de cinco, com o candidato podendo escolher entre as áreas de trabalho, penal, civil, constitucional e administrativo. “Algumas questões básicas, ministradas nos primeiros períodos da faculdade, também devem ser excluídas”, completa, Helder.

Para o presidente da OAB-Uberaba, as faculdades deveriam preparar melhor os alunos para a prova. Segundo ele, não há chances de o exame ser abolido, por isso, quem quiser ser advogado terá de passar por essa etapa. “As faculdades deveriam pensar melhor, quem sabe incluindo nas grades curriculares uma disciplina direcionada para o exame, com a recuperação de conteúdos”, diz.

A reportagem do Jornal da Manhã tentou ouvir a diretora do curso de Direito da Facthus. Porém, sem sucesso. Um telefone foi deixado à disposição para que as ligações fossem retornadas, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

O MEC registra 1.120 cursos superiores de Direito no país. São cerca de 650 mil vagas, segundo a OAB. Atualmente o MEC faz supervisões a instituições que têm mau desempenho no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).

A lista completa dos aprovados e reprovados pode ser conferida no site da OAB, pelo endereço (www.oab.org.br).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por