(Foto/Divulgação)
Estudantes da faculdade Facthus, do campus localizado na avenida Tonico dos Santos reclamam de calor excessivo nas salas de aulas, que estão com ar-condicionado quebrado e não possuem janelas de ventilação. Para piorar, os reclamantes afirmam que o imóvel não tem alvará atualizado do Corpo de Bombeiros, a saída de emergência fica trancada com cadeado e não há possibilidade de evasão pelo espaço em caso de incêndio.
Reportagem do Jornal da Manhã falou com três estudantes e todos reclamaram, principalmente, da mesma situação: calor excessivo nas salas de aula, que estão sem ar-condicionado.
Uma estudante do curso de direito, que solicitou anonimato, disse que já reclamou diversas vezes sobre a situação, mas a faculdade sempre dá novo prazo e nunca soluciona o problema. “Já tem mais de um mês que voltamos às aulas, reclamamos e disseram que iriam solucionar, mas não solucionaram e agora começaram a não responder. As nossas mensalidades vêm normalmente, pagamos para ser bem atendidos e estamos submetidos a um calor insuportável”, reclama.
Outra queixa é que as salas não tem janelas para ventilação natural. “As salas são lacradas, não têm janelas e eles colocam um pequeno ventilador para mais de 20 alunos e não adianta nada”, queixa-se.
Outra situação, ainda mais grave, é que saída de emergência fica trancada com cadeado, não tendo como sair pelo espaço em caso de necessidade e o último alvará do Corpo de Bombeiros é do ano de 2019. “Eu considero situações graves, estamos fazendo até abaixo assinado porque não pode continuar como está. O que é mais revoltante é que ficam fazendo vídeos para internet falando mil maravilhas daqui. Essa semana até gestante passou mal no calor e saiu da sala”, lamenta.
Em nota, a instituição de ensino afirmou que: “Com a recente mudança de campus, passamos por algumas adaptações e reformas necessárias para garantir o conforto e bem-estar de nossos alunos e colaboradores. De fato, o processo de mudança de infraestrutura envolve uma série de etapas, incluindo o cronograma, orçamentos e contratação de prestadores de serviços. No entanto, devido ao período de final de ano e carnaval, alguns planejamentos precisaram ser postergados. Queremos assegurar que estamos empenhados em resolver essa questão de forma rápida e eficiente, buscando sempre proporcionar o melhor ambiente de aprendizagem para nossa comunidade acadêmica. Ressaltamos que a preocupação com o bem-estar e a qualidade de ensino de nossos alunos é nossa prioridade. Todas as ações estão sendo planejadas e comunicadas para a área do NAAP, e os alunos estão sendo devidamente informados sobre os procedimentos e prazos para a resolução desse desafio”.