Na contramão dos trotes violentos, as faculdades de Uberaba têm adotado medidas educacionais, pedagógicas e culturais para inserir o novo aluno ao curso superior sem correr riscos de ações problemáticas, que interferem na imagem da instituição.
Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, as pró-reitorias de Assuntos Comunitário e Estudantis, de Ensino e de Extensão se uniram para promover uma semana de atividades para os ingressantes. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Acir Mário Karwoski, a finalidade é integrar calouros e veteranos em ações que fossem totalmente contrárias às atividades de não-violência.
Ele repudia a ação de grupo de jovens que não tinham o apoio da UFTM para promover trotes nas ruas e sinaleiros, manchando todo o trabalho realizado na faculdade durante a última semana. “Em nenhum momento a reitoria teve a intenção de apoiar esses grupos e eles vão ter que responder individualmente por suas ações”, considera.
Com várias parcerias, como a Prefeitura, Fundação Cultural e outras instituições da cidade, a Calourada teve culminância neste sábado, com show apresentado por quatro bandas. As ações foram para receber os 844 novos alunos da UFTM.