Segundo o Sistema Faemg Senar, no Triângulo Mineiro, o projeto atendeu 2.722 produtores e recuperou mais de 37 mil hectares (Foto/Reprodução)
Os resultados do projeto FIP Paisagens Rurais serão apresentados durante reunião promovida pelo Sistema Faemg Senar e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nesta quinta-feira (10), às 8h30, no auditório do Museu do Zebu, em Uberaba.
De acordo com o Sistema Faemg Senar, no Triângulo Mineiro, o projeto atendeu 2.722 produtores e recuperou mais de 37 mil hectares com práticas agrícolas de baixa emissão de carbono e de conservação e restauração ambiental.
O projeto é desenvolvido em sete estados no Brasil e tem o objetivo de fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado. Em Minas Gerais, ele foi executado pelo Sistema Faemg Senar em propriedades localizadas na Bacia do Rio Tijuco, em 14 municípios do Triângulo Mineiro. Durante dois anos, os produtores receberam assistência técnica e gerencial, por meio da visita mensal de um técnico de campo.
“Minas Gerais concentrou a maior parte deste projeto e, por isso, foi escolhido pela Embrapa para receber as Unidades de Avaliação de Indicadores (UAIs). Foram selecionadas 40 propriedades, onde foram feitas coletas, mensurações e avaliações ao longo do projeto, para análise do antes e depois das pastagens e da vegetação nativa. A Embrapa consolidou os indicadores para serem apresentados”, explicou o coordenador do FIP Paisagens Rurais, Giovanne Souza. Na reunião, os números serão apresentados pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Luiz Adriano Maia Cordeiro.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, explica que o projeto está em sua fase final no Triângulo Mineiro. “Nos meses de outubro e novembro, finalizamos a assistência na maioria das propriedades. Ficaremos com apenas um grupo para ser concluído até fevereiro”, afirmou. Nessa quarta-feira (9), equipes das entidades visitaram duas propriedades em Uberaba que passaram pela avaliação de indicadores da Embrapa, em mais uma etapa de monitoramento do projeto.
O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Mapa, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.