JÁ COMEÇOU

Falha na rota deixa alunos da escola em Santa Rosa sem transporte no início do ano

Semed reconhece irregularidade em uma das rotas e Ubervan afirma que atendimento será normalizado a partir de segunda-feira (23)

Dandara Aveiro
Publicado em 20/02/2026 às 20:55Atualizado em 20/02/2026 às 20:55
Compartilhar

O ano letivo mal começou e o Jornal da Manhã já recebeu reclamações sobre falhas no transporte escolar rural em Uberaba. Pais de alunos da Escola Municipal Vicente Alves Trindade, localizada no km 13 da Ligação 798, no bairro rural de Santa Rosa, relataram que, desde o retorno das aulas, em 3 de fevereiro, estudantes não estariam sendo atendidos pelas vans. Segundo os relatos, a falha no serviço teria provocado faltas recorrentes e levado algumas famílias a buscar alternativas improvisadas para garantirem a ida dos filhos à escola.

O Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reconhece a falha e diz que o problema ocorreu em uma das rotas. A Ubervan, prestadora do serviço, diz que a situação será regularizada na segunda-feira (23).

De acordo com a mãe de uma aluna da unidade educacional que procurou a reportagem do JM, a ausência do transporte estaria dificultando que crianças e adolescentes frequentassem a escola. Ela afirmou ainda que buscou esclarecimentos junto à secretaria, mas não obteve retorno imediato. “A Prefeitura não liberou as vans para carregarem nossas crianças e adolescentes para a escola. Desde quando as aulas voltaram, não teve nenhum dia em que o transporte passou por aqui”, relatou.

Já a versão da Semed é de que as vans estavam liberadas para cumprirem todas as rotas necessárias para atenderem os alunos da zona rural. Entretanto, a fiscalização do Departamento de Transporte Escolar, de fato, constatou irregularidade em um dos trechos que atende a Escola Municipal Vicente Alves Trindade. Com isso, a pasta disse ter notificado a empresa responsável e exigiu esclarecimentos formais, além da regularização imediata do serviço, sob pena de aplicação das penalidades contratuais.

Diante do posicionamento, a reportagem entrou em contato com a Ubervan. O presidente da cooperativa, Paulo Henrique Lima, explicou que as rotas foram inicialmente repassadas à cooperativa no dia 2 de fevereiro, antes do início das aulas, mas precisaram ser revisadas. “Alguns pais ou responsáveis não tinham feito a matrícula ainda; além de terem entrado alunos novos, saíram outros, e por isso as rotas precisaram passar por revisões”, explicou.

Segundo ele, no dia 11 de fevereiro, os novos trajetos foram encaminhados à Ubervan, quando os motoristas passaram a operar na região. No entanto, o trecho específico, citado na reclamação da mãe, apresentou dificuldades no deslocamento. “Em um local conhecido como Vale Encantado, tivemos um problema com as condições da estrada, o que comprometeu o deslocamento das vans”, afirmou.

Paulo Henrique disse ainda que a situação já foi avaliada e que o trecho recebeu melhorias, ressaltando que o problema foi pontual e não ocorreu em outras regiões. “Já temos ciência de que o local tem condições para trafegar e, a partir de segunda-feira, o transporte acontecerá normalmente. Enquanto isso, todas as outras vans, nas demais localidades rurais, estão operando normalmente”, informou. 

Vale lembrar que a Ubervan é a atual responsável pelo transporte escolar rural em Uberaba, após decisão judicial que suspendeu o contrato com a empresa Gathi, investigada por suspeitas de fraude em processo licitatório. A cooperativa foi convocada pela Prefeitura depois de reclassificação do certame e passou a operar o serviço de forma emergencial para garantir a continuidade do atendimento aos alunos da zona rural

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por