Vereadores reclamam da falta de ação da Prefeitura no que diz respeito a medidas preventivas contra a gripe suína. Na sessão de ontem a questão foi assunto em pauta.
Vereadores reclamam da falta de ação da Prefeitura no que diz respeito a medidas preventivas contra a gripe suína. Na sessão de ontem a questão foi assunto em pauta.
O vereador vice-presidente Afrânio Cardoso Lara Resende (PP) lembrou que encaminhou um requerimento ao secretário de Saúde, Valdemar Hial, questionando as ações da pasta em torno do assunto. Afrânio afirmou que até o momento não recebeu nenhuma resposta. Já Almir Silva (PR) observou que há algum tempo convidou Hial para esclarecer dúvidas sobre a doença e, na oportunidade, o secretário garantiu que o município tomaria as medidas necessárias. “Mas isso, aparentemente, não está acontecendo”, reclamou o vereador.
Tony Carlos (PMDB) citou Uberlândia, que decidiu adiar shows como prevenção. Marcelo Machado Borges (PMDB) também revelou que a exposição da cidade vizinha foi adiada. Segundo ele, em contato com o secretário Hial, foi informado de que em Uberaba havia 117 casos suspeitos, sendo que 87 deram negativo e o restante ainda estava sendo averiguado. Segundo Borjão, em um hospital da cidade os funcionários estão trabalhando de máscara, o que, para ele, é um indicativo de que a situação deve receber uma atenção diferenciada do Poder Público.
Falta de água. Durante a sessão, os vereadores Borjão (PMDB) e Cléber Cabeludo (PMDB) destacaram a necessidade de resolver o problema da falta de água no município. Eles sugeriram a participação de algum representante da administração municipal no plenário da Câmara para explicar o porquê desta situação.
Os vereadores João Gilberto Ripposati (PSDB) e Carlos Alberto de Godoy (PTB) afirmaram que têm recebido inúmeras reclamações, e de bairros diferentes, o que indica que o problema não é apenas pontual.
Ripposati lembrou que a população, que já sofre com a queima da cana de açúcar e de terrenos baldios particulares, agora está sem condição de limpar a casa, já que falta água. O vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) questionou os problemas nos equipamentos do Codau. “No meu entendimento, o que está faltando por parte da autarquia é uma manutenção preventiva”, criticou.