SECA

Falta de chuva pode levar Codau a multar por desperdício de água

Também é esperada a aplicação de plano de contingenciamento submetido à agência reguladora que prevê o fechamento escalonado de reservatórios

Rafaella Massa
Publicado em 16/08/2024 às 10:00Atualizado em 16/08/2024 às 19:08
Compartilhar
Estações de tratamento de água da Codau, que está sob alerta, diante de 126 dias sem chuvas na cidade (Foto/Divulgação)

Estações de tratamento de água da Codau, que está sob alerta, diante de 126 dias sem chuvas na cidade (Foto/Divulgação)

A falta de chuva preocupa a população e deixa sob alerta a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). Apesar de haver estabilidade na transposição de água vinda do rio Claro, o presidente da autarquia, Rui Ramos, não descarta a possibilidade de fechamento de reservatórios para estabilizar o fornecimento e até a emissão de decreto estabelecendo multa às pessoas que comprovadamente estiverem desperdiçando água.

No programa Pingo do J, Rui ressaltou que, em breve, deve ser publicado documento com as regras para o fechamento dos reservatórios. “Até agora, não foi preciso; nós não estamos fechando reservatórios, mas se a situação se complicar, teremos que adotar medidas mais drásticas, o que não gostaríamos [de fazer]”, afirma.

A Codau já encaminhou à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) um plano de contingenciamento, que prevê o fechamento escalonado de reservatórios. No entanto, o presidente disse ainda não haver uma resposta, mas que o monitoramento está sendo contínuo e ainda não há data prevista para iniciar a suspensão do fornecimento de água. No fim de julho, o diretor de Saneamento da Codau, Giovanni Molinero, mencionou que, a princípio, o fechamento dos reservatórios deve ocorrer apenas a partir das 22 horas, de forma escalonada, considerando as regiões da cidade.

Além disso, Rui revelou que há decreto pronto para criar condições de a Prefeitura multar cidadãos que desperdiçarem água durante o período de seca. “O decreto está pronto, mas espero que não seja necessário aplicá-lo. Tenho certeza de que a população vai colaborar conosco”, pontua.

Uberaba está há mais de 126 dias sem chuva, e a previsão indica o retorno do calor nos próximos dias. A vazão do rio Uberaba tem se mantido em torno de 1.300 litros por segundo, segundo informações da Codau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por