Também é esperada a aplicação de plano de contingenciamento submetido à agência reguladora que prevê o fechamento escalonado de reservatórios
Estações de tratamento de água da Codau, que está sob alerta, diante de 126 dias sem chuvas na cidade (Foto/Divulgação)
A falta de chuva preocupa a população e deixa sob alerta a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). Apesar de haver estabilidade na transposição de água vinda do rio Claro, o presidente da autarquia, Rui Ramos, não descarta a possibilidade de fechamento de reservatórios para estabilizar o fornecimento e até a emissão de decreto estabelecendo multa às pessoas que comprovadamente estiverem desperdiçando água.
No programa Pingo do J, Rui ressaltou que, em breve, deve ser publicado documento com as regras para o fechamento dos reservatórios. “Até agora, não foi preciso; nós não estamos fechando reservatórios, mas se a situação se complicar, teremos que adotar medidas mais drásticas, o que não gostaríamos [de fazer]”, afirma.
A Codau já encaminhou à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) um plano de contingenciamento, que prevê o fechamento escalonado de reservatórios. No entanto, o presidente disse ainda não haver uma resposta, mas que o monitoramento está sendo contínuo e ainda não há data prevista para iniciar a suspensão do fornecimento de água. No fim de julho, o diretor de Saneamento da Codau, Giovanni Molinero, mencionou que, a princípio, o fechamento dos reservatórios deve ocorrer apenas a partir das 22 horas, de forma escalonada, considerando as regiões da cidade.
Além disso, Rui revelou que há decreto pronto para criar condições de a Prefeitura multar cidadãos que desperdiçarem água durante o período de seca. “O decreto está pronto, mas espero que não seja necessário aplicá-lo. Tenho certeza de que a população vai colaborar conosco”, pontua.
Uberaba está há mais de 126 dias sem chuva, e a previsão indica o retorno do calor nos próximos dias. A vazão do rio Uberaba tem se mantido em torno de 1.300 litros por segundo, segundo informações da Codau.