PROBLEMAS

Falta de contraste atrapalha exames no HC-UFTM há um ano

Há cerca de um ano, a instituição adota medidas de racionamento, priorizando o uso do contraste apenas em tomografias de urgência e emergência

Daniela Miranda
Publicado em 07/07/2023 às 10:39Atualizado em 07/07/2023 às 11:04
Compartilhar
Exemplo de exame radiológico com uso de contraste (Foto/Ilustrativa)

Exemplo de exame radiológico com uso de contraste (Foto/Ilustrativa)

Devido à escassez de insumos no mercado, a falta da substância “contraste” tem impactado o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), mantido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A situação foi apontada em denúncia durante a transmissão do JM News 1ª Edição, da Rádio JM. Há cerca de um ano, a instituição adota medidas de racionamento, priorizando o uso do contraste apenas em tomografias de urgência e emergência. O hospital informa que no mês de junho foram realizados 339 exames de imagem nessa modalidade, totalizando 1.593 no primeiro semestre de 2023.

O JM procurou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), também mantido pela Ebserh, que infomou que tanto os exames laboratoriais quanto os de emergência estão normalizados. Porém, há cerca de dois, o contraste também teria afetado as tomografias no HCU-UFU. 

Em resposta ao Jornal da Manhã, a UFTM informou que, desde agosto de 2022, o hospital tem priorizado a utilização de contraste apenas em tomografias de casos de urgência e emergência, que são atendidos no Pronto-Socorro e Clínica Médica, com a compra pontual da substância. “A priorização decorre da escassez do insumo contraste em nível mundial, e se embasa em orientação contida em nota técnica no Ministério da Saúde, assinada em 12/7/2022”, informou, em nota. 

No que diz respeito ao atendimento ambulatorial, ou seja, casos que não são considerados de urgência e emergência, o HC-UFTM informou que consegue realizar duas tomografias com contraste por dia. A instituição planeja aumentar essa quantidade à medida que a oferta do produto pelos fornecedores se regularize no mercado. 

Foram registradas 339 tomografias desse tipo em junho e 1.593 no primeiro semestre de 2023, conforme informações fornecidas pelo Hospital de Clínicas. 

Confira a nota na íntegra

"O Hospital de Clínicas da UFTM informa que, desde agosto de 2022, a unidade hospitalar está priorizando a utilização de contraste em tomografias envolvendo casos de urgência e emergência, que são atendidos no Pronto-Socorro e Clínica Médica. A priorização decorre da escassez do insumo contraste em nível mundial, e se embasa em orientação contida em nota técnica no Ministério da Saúde, assinada em 12/7/2022.
Mesmo com o cenário de escassez na oferta do produto, o Hospital de Clínicas da UFTM tem conseguido efetivar compras de contraste em quantidade suficiente para suprir as tomografias de urgência e emergência (nessa modalidade, foram 339 em junho e 1.593 no primeiro semestre de 2023).
No âmbito do atendimento ambulatorial, ou seja, casos que não são de urgência e emergência, a unidade hospitalar tem conseguido realizar duas tomografias com contraste por dia, e se planeja para majorar essa quantidade, à medida que a oferta do produto por parte dos fornecedores se regularize no mercado."
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por