Usuária da via alega que o local não conta com qualquer tipo de sinalização de trânsito quanto à existência de obra, diferente do exigido para a interdição de rua para qualquer natureza
Montes de areia e brita são os obstáculos usados para indicar que a rua está interditada em virtude da realização de obras (Foto/Leitora)
Há mais de um mês em obras, a rua Mozart Furtado foi alvo de reclamações por parte de usuária da via e moradora nas imediações. Segundo a denunciante, o local não foi sinalizado da forma correta para a execução da revitalização. Ela afirma que acionará o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A previsão de entrega da obra é de 60 dias, segundo a Prefeitura de Uberaba.
De acordo com a imagem enviada pela cidadã, o local não possui placas indicando a existência de obras, nem fitas zebradas ou mesmo cones. O único indicativo de que a via passa por obras são os montes de areia e britas deixados pela equipe no alto do morro, bloqueando a passagem.
“A rua foi fechada com areia. Deveria ter placas, fitas zebradas, placa de obra. Eu já solicitei no trânsito interdição de via para evento e fizeram eu comprar cones, fita zebrada, um monte de coisas, senão, não autorizariam. Agora, aqui não tem nenhuma sinalização. A Prefeitura autorizou um bloqueio desse jeito? Eu farei questão de acionar o MP”, afirma à reportagem.
Leia também: Ladeira da Mozart Furtado vai ganhar cara nova
Essa rua faz parte do complexo de vias inventariadas pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). A via está em obras há dois meses, sendo que o início se deu no dia 17 de novembro de 2023, quando foi realizada a demolição de estrutura existente, além da retirada do material, para a reconstrução de jardineiras, instalação de iluminação, piso em pedra portuguesa, pintura e paisagismo.
A via é conhecida por ser íngreme e em paralelepípedos e seu projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan). “Tudo projetado para preservar as árvores e postes de iluminação existentes, mas acrescentando luminárias decorativas, aplicação de pedra portuguesa, pintura e uma gama de espécimes de vegetação de rua que vai embelezar aquele local”, afirma Antônio de Sousa Filho, titular da pasta de Serviços Urbanos e Obras, que executa o serviço.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento relacionado à falta de sinalização correta no local. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), será reforçada a sinalização da obra no local. A pasta alega que a previsão de entrega da obra é de 60 dias, podendo ser concluída antes, se as condições climáticas permitirem.