Atraso na entrega de doses da vacina tetravalente por parte do laboratório ao Ministério da Saúde não chegou a prejudicar o município de Uberaba e região, mas a Gerência Regional de Saúde teve que reduzir o número de repasse do medicamento no mês de julho. A vacina protege contra tétano, difteria, coqueluche e meningite.
O Estado vem enfrentando problemas com a falta da vacina desde o mês de junho, mas, de acordo com a gerência regional em Uberaba, a situação só foi sentida no município no início deste mês, quando o setor de epidemiologia recebeu apenas 500 doses para serem distribuídas entre os 27 municípios que fazem parte da regional. Normalmente, a GRS recebe em média 10 mil doses, dependendo da quantidade no estoque.
Segundo Mirlei Azambuja, coordenadora de epidemiologia da Gerência Regional de Saúde, no mês de junho o medicamento não chegou a faltar porque os municípios ainda tinham doses estocadas. Ela disse ainda que recebeu a informação de que para o mês de agosto a situação estará regularizada e que nova remessa já está sendo providenciada para o setor em Uberaba e deverá chegar até o dia 10.
A diretoria da Vigilância Epidemiológica do município, Eliane Lacerda, disse que ontem solicitou 500 doses para a gerência regional e que o pedido já foi liberado, devendo ser entregue nos próximos dias.