
Paciente está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há uma semana, aguardando vaga em um leito de hospital para seguir com tratamento de saúde (Foto/Divulgação)
Família da idosa Rosa Idelma Barbosa de Oliveira, 84 anos, faz um apelo as autoridades de saúde, para que ela possa ser transferida para um hospital.
De acordo com a neta, Ana Paula Costa, consultora de imóveis, a paciente está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há uma semana, aguardando vaga em um leito de hospital para seguir com tratamento de saúde.
Conforme relato da neta, a idosa deu entrada na UPA com glicose alta e quadro de infecção urinária. Durante o período de internação desenvolveu insuficiência respiratória e cardíaca. Ana Paula disse que a paciente está recebendo oxigênio e também está com sonda gástrica e urinária.
Neste sábado (8), em contato com a reportagem do Jornal da Manhã, Ana Paula disse que exames detectaram que a avó está com a bactéria Staphylococus e que precisa da antobiótico Linezolina, para o tratamento.
Para Ana Paula, trata-se de descaso, uma vez que o quadro de saúde da idosa está se agravando. A família disse que vai procurar a Justiça para garantir a transferência.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que a paciente permanece sob acompanhamento da equipe da UPA e do Complexo Regulador Municipal. A paciente já está sendo submetida a exames e ao uso de antibióticos, recebendo toda a assistência necessária enquanto aguarda a disponibilização de leito hospitalar compatível com a tipologia indicada para seu caso.
A pasta ressalta a importância da análise criteriosa realizada pelas equipes médicas e reguladoras, responsável por definir o perfil e a criticidade de todos os pacientes inseridos nos sistemas de regulação, garantindo prioridade conforme a necessidade clínica de cada caso.
Para garantir maior agilidade e efetividade nos atendimentos e disponibilização de leitos, o município assegura que mantém em operação equipes especializadas de desospitalização do programa Melhor em Casa, além de fiscais que atuam diretamente nas unidades, avaliando situações e orientando fluxos.