De todos os atendidos, 40,22 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos (Foto/Reprodução)
Balanço do governo federal aponta que, no primeiro semestre em Uberaba, mais de 51 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Farmácia Popular do Brasil. Desse total, mais de 30 mil são mulheres, o que corresponde a 61,10% dos beneficiários.
Ainda conforme o levantamento, mais de 40,22 mil pessoas retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Outras 12,26 mil pessoas adquiriram medicamentos com desconto. E 3,22 mil pessoas beneficiárias do Bolsa Família retiraram todos os medicamentos de forma gratuita.
Tem ainda 480 pessoas inscritas no CadÚnico que retiraram absorventes. Em Uberaba, segundo o governo federal, são 80 farmácias conveniadas no município para o programa Farmácia Popular do Brasil.
O Programa Farmácia Popular do Brasil visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.
O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção e, desde 10 de julho, também para dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma.
O programa também oferece medicamento de forma subsidiada para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas para incontinência. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos produtos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
Ao todo, o Farmácia Popular contempla 12 indicações, incluindo absorventes higiênicos gratuitos paras as beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.