Farmácia Popular vai paralisar atividades durante um dia no mês de maio, quando funcionários irão receber treinamento
A Farmácia Popular vai paralisar as atividades durante um dia no mês de maio, quando funcionários irão receber treinamento do novo sistema de vendas do programa "Aqui tem Farmácia Popular", que oferta medicamentos com até 90% de desconto, além de medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. O sistema faz parte das medidas de segurança adotadas pelo Ministério da Saúde.
Em Uberaba, a Farmácia Popular ficará fechada no dia 16 de maio, quando técnico do Ministério da Saúde estará no local instruindo os funcionários que passarão a trabalhar com esse esquema. No dia 17, as atividades retornam normalmente com atendimento ao público.
Entre as medidas de segurança que serão adotadas está a blindagem eletrônica das transações, que impedirá tentativas de fraude e violação à privacidade do usuário nos serviços oferecidos pela internet. Isso será feito por meio do cadastramento dos computadores que registram as vendas. Os funcionários que operam o sistema também serão cadastrados. Com essa ação, será possível a fácil identificação dos equipamentos e dos atendentes que efetuaram as vendas.
Atualmente, o programa Aqui tem Farmácia Popular está presente em mais de 2,5 mil municípios. A população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas.