A Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) completa hoje 34 anos, oferecendo cursos diversificados de graduação, como Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos, além de Informática, Letras e Secretariado Executivo. Mantém hoje mais de 1.000 alunos de graduação, 400 de pós-graduação e está envolvida com 700 alunos de Medicina Veterinária, em parceria com a Uniube.
Segundo o presidente da Fundagri, Marco Túlio Andrade Barbosa, a programação comemorativa segue durante todo o dia. “A comemoração vai ser uma interação entre alunos e professores. Serão os Intervalos Culturais, com apresentações musicais a partir de talentos da própria casa e em clima de festa.”
A instituição promove todos os anos uma série de eventos temáticos voltados aos mais variados temas das áreas de produção e desenvolvimento de novas técnicas. “Com um público muito diversificado, a Fazu não é um instituição segmentada. Entende-se que é necessário ter uma abordagem mais ampla. Desta forma buscamos parceiros para mostrar à comunidade de Uberaba a variedade de serviços e opções que a Fazu oferece. Além dos próprios cursos, há também a possibilidade de consultorias com profissionais inerentes a todas as áreas em que a Fazu atua, com a oportunidade de fazer uma instrução em empresas sobre gerenciamento, processo e produção”, destaca a diretora Dionir Oliveira Andrade.
Com o apoio da Fapemig, oferece bolsas de iniciação científica, buscando manter o setor de pesquisas atualizado. Segundo a diretora, a Fazu também está aberta a visitas educativas para que alunos mantenham contato com as novas áreas profissionais e tenham acesso à informação.
Para Dionir, a expansão para outras áreas de atuação é a busca por ser uma escola centrada em formar profissionais críticos, atuantes e que possam atender às demandas e aos anseios do mercado. “O grande diferencial da Fazu é ter uma ligação direta com o setor produtivo. Os professores são aqueles que exercem uma atividade profissional paralela à atividade de ensino, por isso ele conhece a visão de professor, que é a do livro, do estudo e da pesquisa, mas conhece a visão da prática. Muitos são proprietários de empresas ou consultores e têm a vivência profissional aliada à vivência em sala de aula”, afirma. Para ela, isto favorece a inserção de um profissional mais atualizado no mercado de trabalho.