Alunos dos cursos da Fazu desenvolvem projetos de hortas comunitárias em Centro Espírita e duas escolas públicas (Foto/Divulgação)
A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está construindo três hortas comunitárias em locais estratégicos da cidade, unindo conhecimento acadêmico e responsabilidade social. O projeto extensionista “Horta Comunitária” tem como objetivo promover a segurança alimentar e incentivar a participação da comunidade em atividades agrícolas.
As instituições beneficiadas com a iniciativa são a Casa Espírita João Urzedo e as escolas Geni Chaves e Nossa Senhora da Abadia. Sob a orientação do professor Edson Komori, mais de 35 acadêmicos dos cursos da Fazu estão dedicando tempo e conhecimento para criarem espaços de cultivo sustentável.
Na semana passada, o canteiro da Casa Espírita João Urzedo recebeu os primeiros plantios, incluindo mudas de alface, rúcula, salsinha e cenoura. Nas escolas Geni Chaves e Nossa Senhora da Abadia, os canteiros já estão preparados para os plantios, que ocorrerão nesta semana. O trabalho da turma começou no início do semestre e envolveu desde a limpeza dos espaços até o preparo do solo e a formação dos canteiros. Os alunos realizam visitas semanais para executarem as atividades.
A colheita das hortaliças será direcionada às próprias comunidades ligadas às instituições, promovendo a segurança alimentar e o consumo de produtos frescos e saudáveis. “Nossa equipe tem se empenhado em transformar esses espaços em ambientes de aprendizado e troca de experiências. Ver as primeiras mudas brotando e saber que, em breve, esses alimentos irão alimentar as pessoas da comunidade é extremamente gratificante”, destacou Matheus Caetano Dias, aluno do Curso de Engenharia Agronômica da Fazu.