CIDADE

FCU reabre Santa Rita

Programação da Fundação Cultural de Uberaba para este semestre deverá ser finalizada nos próximos dias

Mára Santos
Publicado em 28/07/2009 às 00:16Atualizado em 20/12/2022 às 11:31
Compartilhar

Programação da Fundação Cultural de Uberaba para este semestre deverá ser finalizada nos próximos dias, mas para entrar em execução dependerá de avaliação do Conselho Deliberativo, cujos integrantes ainda não foram nomeados.

De acordo com o presidente Rodrigo Mateus, as ações a serem desenvolvidas a partir do mês de agosto serão finalizadas na próxima semana, em reunião de dois dias com toda a área cultural. Mateus informou ainda que os integrantes do Conselho Deliberativo serão nomeados também nos próximos dias e só deverão ser implementadas as ações aprovadas pelo grupo.

Para o mês de agosto já está definida a volta do evento cultural do Mercado Municipal, bem como a realização de treinamento para apresentação de projetos à Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ainda estão no planejamento da FCU uma oficina de dança, em parceria com a Funarte, e um projeto de cinema no Vera Cruz.

Arte Sacra. A Fundação Cultural retoma a partir de hoje as atividades no Museu de Arte Sacra, na Igreja Santa Rita. A FCU designou dois funcionários para trabalhar no local no período da tarde. De acordo com a assessoria de comunicação, uma limpeza em todo o entorno da igreja também já está acertada e a intenção da Fundação é manter os andarilhos longe do imóvel.

O acervo foi removido por causa da restauração da igreja. Rodrigo Mateus participou de uma reunião com o padre Sebastião Ribeiro, pároco da Igreja São Domingos, e representantes da Casa do Artesão, instituição responsável pela restauração da igrejinha, onde foram acertados alguns detalhes da volta do museu. Num primeiro momento não haverá visitação.

O presidente da FCU, Rodrigo Mateus, disse que não quer remontar o museu com pressa. “Temos uma oportunidade única de reorganizar o museu, por isso recomendei que, a partir de agosto, façam uma limpeza cuidadosa do local e de todas as peças do acervo, criem uma reserva técnica e estabeleçam uma programação interessante, só depois reabriremos ao público.”

O projeto de reforma e restauração prevê a instalação de uma cerca ao redor da Igreja de Santa Rita e foi realizado pela Casa do Artesão, com incentivos da Fosfertil, Valmont, Souza Cruz e Cemig, por meio da Lei Rouanet.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por