Reservatórios devem ser fechados às 16h nesta sexta-feira (4), conforme o Plano de Contingenciamento da Seca. Segundo a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), será adotado o Fechamento Emergencial por um período de 12 horas.
A autarquia aponta que o horário exato será atualizado em novo informativo. Até lá, a econimia determinará quanto tempo a distribuição ficará liberada.
Às 4h da madrugada desta sexta-feira (4), todos os reservatórios foram abertos com os níveis em 64,4%. A tendência é que a reservação caia para o patamar de 20% entre 16h e 17h de hoje, quando a distribuição será paralisada para nova recuperação da capacidade dos reservatórios. A vazão do rio Uberaba continua baixa, próxima de 1.000 litros/segundo, um volume já contabilizado com o apoio do sistema de transposição do rio Claro.
O boletim meteorológico do Geoclima, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirma que as altas temperaturas dominam o Triângulo Mineiro até a próxima semana, apesar da possibilidade de chuvas isoladas, com volumes não significativos.
“A massa de ar seco e quente faz com que a sensação de calor se torne mais intensa. Pra quem saiu na rua ontem à tarde, com certeza sentiu a temperatura sufocante acima de 40ºC. O tempo quente eleva a demanda por água, por isso, a Codau reforça que o gasto de água deve permanecer o mais controlado possível para não desequilibrar ainda mais os níveis de reservação. Nestes últimos dias, conseguimos manter os reservatórios abertos durante uma boa parte do dia e a economia teve papel de destaque nestes momentos. Agora, a nossa preocupação se volta para o consumo de amanhã, sábado, que é o dia da semana com maior impacto na reservação, puxando os níveis rapidamente para baixo”, frisou o presidente da Codau, Rui Ramos.
Cada morador tem papel importante nas ações de economia. São várias as medidas que podem fazer grande diferença. Uma delas é usar a vassoura para limpar a calçada e não desperdiçar água com a mangueira.