A antecipação da Expozebu, aliada à sequência de feriados e grandes eventos ao longo do primeiro semestre, deve gerar impacto positivo no comércio de Uberaba em 2026. A avaliação foi feita por Thiago Árabe, secretário-executivo do Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio), e Luciano Ciabotti, presidente da entidade, em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM.
Neste ano, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) antecipou a Expozebu, que será realizada de 24 de abril a 2 de maio. Para o Sindicomércio, a mudança favorece a economia local, especialmente pela diversidade do público que visita à cidade durante o evento. “Eu acho que foi uma boa ideia, porque a Exposição tem uma característica que é a variedade de público que vem até a exposição. A cidade recebe gente de todo tipo, de várias cidades, e como é uma semana inteira, tem pessoas chegando em dias diferentes”, avaliou Árabe.
Um dos pontos de destaque durante a festa é o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. Em Uberaba, diferentemente da maioria das cidades brasileiras, o comércio funciona normalmente nessa data por força de negociação sindical. “Aqui em Uberaba, a gente tem uma das poucas negociações no Brasil que consegue abrir no dia 1º de maio. Sempre negociamos e o comércio fica aberto, tanto o comércio de rua quanto os shoppings”, explicou Ciabotti.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, manter as lojas fechadas em pleno período da Expozebu significaria perda econômica. “Imagina o dia 1º de maio, próximo de acabar a exposição, todo o comércio fechado e o tanto de turista na cidade. Por isso, aqui a gente sempre abre”, afirmou.
Já o secretário-executivo reforçou que, apesar do funcionamento, o dia segue sendo feriado, com direitos garantidos aos trabalhadores. “O funcionário que trabalha tem direito a uma gratificação e a uma folga extra”, ressaltou. Ele destacou ainda que os valores das gratificações variam conforme a convenção, com regras diferentes para o comércio de rua e para os shoppings.
A movimentação no comércio deve se intensificar ainda mais na sequência, com a proximidade do Dia das Mães, considerada a principal data do primeiro semestre. “O Dia das Mães é a melhor data comercial do primeiro semestre. Tem horário especial, geralmente com extensão na sexta, no sábado e também no domingo”, lembrou o presidente do Sindicomércio.
Antes disso, a Semana Santa e a Páscoa também contribuem para o aumento das vendas, principalmente nos setores de alimentos, restaurantes e supermercados. Além disso, os feriados prolongados tendem a estimular tanto o consumo de quem viaja quanto de quem visita Uberaba. Conforme os representantes do sindicato, tanto quem viaja quanto quem visita Uberaba acaba movimentando o comércio local. “Quando a pessoa sai para viajar, compra roupa, mala, alguma coisa. E quando o turista vem, ele também faz compras”, pontuaram.
Outro grande evento importante para as vendas é a Copa Inter Atléticas (CIA), que acontece em junho, menos de um mês após o Dia das Mães. Para o Sindicomércio, o impacto é significativo. “A CIA hoje impacta bem o nosso comércio. Muito mesmo. A gente tem que tirar o chapéu para quem organiza uma festa desse tamanho”, afirmaram os representantes do sindicato.
Vale lembrar que a CIA acontece de 4 a 7 de junho, data que também coincide com o feriado de Corpus Christi. Sobre o funcionamento do comércio nesse dia específico, o Sindicomércio informou que a situação depende do que está previsto na convenção coletiva, mas reforçou que grandes eventos como a CIA têm se consolidado como importantes indutores de movimento econômico para Uberaba.