Com as férias escolares, muitas pessoas têm aproveitado para regularizar documentações. Reflexo disso pode ser observado no grande número de pessoas que procuraram pelo Psiu nos últimos dias.
De acordo com José Miranda Filho, chefe do setor de identificação do Psiu de Uberaba, o número de atendimentos nessa época aumentou mais de 100%. “Em decorrência das férias escolares, os pais trazem seu filhos para tirar o RG. Além daqueles que também aproveitam a época para tirar a segunda via. Assim, quando a normalidade de atendimentos é cerca de 50 por dia para esse tipo de documento, nesse período chegamos a fazer mais de 100 Carteiras de Identidade”, observa ele
Segundo Miranda, essa movimentação é bem maior na parte da manhã, e a tendência é aumentar a cada dia que passa. “Ontem, por exemplo, tivemos cerca de 109 RGs emitidos. Agora são 10h, e já tivemos 92. Ou seja, provavelmente, no fim do dia esse número vai ser bem maior que o de ontem”.
Para a dona-de-casa Vânia Martins de Oliveira a situação é um descaso. “Isso é uma falta de respeito com a população. As pessoas não dão informações completas e nem existe um telefone de contato para tirar as dúvidas. Estou aqui desde 7h e até agora não fui atendida”.
Hoje, o Psiu conta com 11 funcionários para atender a todos os pedidos de emissão e segunda via do RG, além da emissão do atestado de antecedentes criminais, que é outro serviço prestado pelo posto de atendimento. “Hoje o número de funcionários é pequeno, comparado à grande demanda de atendimentos e o espaço físico não comporta toda essa população”, ressalta Miranda.