Tradicionalmente comemorado no último domingo do mês de julho, a festa em louvor a Nossa Senhora da Cabeça atraiu milhares de fiéis de romarias de todas as regiões do País até o município de Perdizes.
A comemoração se iniciou no dia 12 de julho com uma cavalgada de 20km nos arredores daquela cidade e contou com 500 cavaleiros. Foi feita também uma trezena durante os dias que antecederam a festa e, de acordo com a organizadora do evento, Conceição Aparecida Cunha, o fluxo foi de aproximadamente 1.500 pessoas por celebração.
O dia da festa foi marcado por várias missas, sendo a primeira realizada às 6h. Às 13h, foi celebrada a missa mais esperada, que é dedicada aos doentes. A cerimônia contou com a participação do bispo diocesano de Patos de Minas, dom Cláudio Nori Sturn, que fez a última celebração às 16h, acompanhada por cerca de oito mil fiéis, que em seguida fizeram a procissão. A coroação da imagem de Nossa Senhora da Cabeça e a queima de fogos encerraram os festejos por volta de 20h. Durante todo o dia foram realizadas nove missas, e a estimativa é que mais de 20 mil fiéis tenham passado pelo Santuário neste domingo.
Economia. Além de propagar a fé católica na cidade, a Festa de Nossa Senhora da Cabeça também gira a economia das empresas de transporte dos municípios da região, já que é grande o número de ônibus e vans transportando fiéis até Perdizes.
De acordo com José Pedro Ribeiro, administrador operacional de uma empresa de transportes em Uberaba, todos os anos a festa gera uma grande demanda de serviços para atender aos fiéis que visitam o Santuário. “Este ano foram nove ônibus para a cidade em decorrência da festa.” Outra empresa uberabense disponibilizou seis de seus veículos para a festa.
Segundo Conceição, a cidade recebeu cerca de 150 ônibus. Além do setor de transporte, a festa também mobilizou o comércio informal da cidade, onde vendedores ambulantes ficaram até por volta de 23h atendendo a todos os fiéis.