Comércio de Uberaba (Foto/Jairo Chagas)
O primeiro trimestre de 2023 já se mostrou mais próspero para os comerciantes de Uberaba, que devem lucrar ainda mais com o período de festas locais e a aproximação do Dia das Mães. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Fernando Xavier, a expectativa é de crescimento entre 3% e 5% durante a tradicional feira de gados realizada na cidade, além de 20% de aumento no rendimento devido ao Dia das Mães.
Com início previsto para o dia 29 de abril e duração até 7 de maio, a ExpoZebu contará com diversas autoridades, além do público estrangeiro que desembarca em Uberaba para realizar negócios. Neste período, o presidente da CDL pede aos comerciantes um olhar mais apurado e dedicado às vendas pela presença do público de fora.
“Estamos entrando com a ExpoZebu que é um aquecedor de negócios para Uberaba. Eu sempre digo que nós, uberabenses, somos privilegiados de ter a feira na nossa cidade. Então, nós temos que saber aproveitar isso e estarmos preparados, porque a ExpoZebu é uma feira mundial, com vários tipos de consumidor” afirma.
Leia também: Aeroporto de Uberaba deve ter movimentação 70% maior durante a ExpoZebu 2023, diz Infraero
Além da ExpoZebu, acontece no segundo domingo de maio o Dia das Mães, que é considerada a segunda data comemorativa mais lucrativa para o comércio.
De acordo com o líder classista, a expectativa é de que as vendas possam superar ou pelo menos igualar as registradas no mesmo período do ano anterior. O tíquete médio dos presentes deve ficar em torno de R$ 150,00 neste ano, e os mais procurados devem ser roupas, calçados e acessórios, flores, cestas ou restaurantes, perfumaria e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros.
“Há um positivismo de forma muito clara no setor do comércio e da prestação de serviços com relação à data”, destaca o dirigente, ao acrescentar que as projeções devem se confirmar, com ótimos resultados para os lojistas.
Fernando Xavier sugere aos comerciantes um exercício extra no estudo e adequação, tanto de mix de produtos, quanto das condições de compra, como forma de estimular as vendas. Cita, ainda, a atenção especial ao atendimento, além de um dos fatores que ajudam a aumentar a venda nesta época do ano, que é investir na decoração da vitrine, promoções e investimento em publicidade para difundir a comemoração.