Com o tema "Do Infinito ao Fugaz", a 5ª edição do Festival de Inverno de Peirópolis, de 22 a 28 de julho, traz a Uberaba quatro atrações nacionais. Os nomes dos artistas foram oficialmente anunciados durante o lançamento do evento, na Concha Acústica, com a presença da prefeita Elisa Araújo e do presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Fabiano Cavalcanti de Melo Bernardi, e equipe organizadora.
Na edição deste ano, o Festival contará com dois palcos: Peirópolis e 360, onde serão apresentados os shows, teatro, circo, catira, capoeira, entre outras atrações.
O cantor e compositor Renato Teixeira abrirá a série de apresentações no Festival, na sexta-feira, 26 de julho, às 21h. Autor de composições como "Romaria", "Tocando em Frente" (em parceria com Almir Sater) e "Dadá Maria", ele traz a Uberaba o show da turnê “Estrada eu sou” que descreve suas andanças pelo Brasil de tantas culturas e pluralidades.
No sábado, 27, a Banda Move Over sobe ao palco, às 21h30. Formada em 2003, na cidade de Bauru (SP), pelo casal Leandro (baterista) e Adriane (vocalista), a banda participou, em 2014, do “Talent Show Superstar” da Rede Globo, sendo considerada atualmente uma das principais bandas em atividade no interior paulista.
No último dia do evento, domingo, 28, às 19h, Rodrigo José abre o Festival. Cantor e compositor de estilo popular-romântico, influenciado por artistas como Elvis Presley, Amy Winehouse e Odair José, o artista une a música popular romântica brasileira ao soul, rock e blues. Encerrando a noite, às 21h, acontece o show de Tetê Espíndola, cantora, compositora e multi-instrumentista, considerada detentora de uma das mais belas e exóticas vozes nacionais.
Além das apresentações musicais, a 5ª edição do Festival de Inverno de Peirópolis terá nove oficinas de arte, cujas inscrições já estão abertas e vão até 10 de junho. Para se inscrever, acesse o site www.culturauberaba.com.br.
As oficinas de arte são: Iniciação à Aquarela, com Sandra Bianki; Cerâmica/Forno de Papel, com Hélio Siqueira; Arte Urbana, com Daniel Melim; Desenho e Criatividade, com Hélio de Lima; História da Arte Brasileira, com Dante Velloni; Curadoria e Museus, com Rodrigo Vivas; Atelier Aberto/Análise de Produção, com Xico Chaves e Rodrigo Vivas; Documentário/Olhar em Movimento, com Marco Paraná, e Acrobacias Aéreas, com o Circo do Povo.
Outras atrações do Festival são o Pedal de Inverno, Educação Patrimonial, exposições e shows com artistas locais, que serão amplamente divulgados.