Festival Gastronômico de Uberaba deve ganhar mais uma categoria de empreendimentos em 2024. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Rui Ramos, os ‘botecos’ devem ser incluídos na competição, que avalia critérios como sabor, criatividade, apresentação, combinação dos ingredientes, atendimento e sustentabilidade.
Segundo Rui Ramos, a solicitação da ampliação foi feita pela prefeita Elisa Araújo. “Ano que vem queremos ampliar o festival. A prefeita pediu um planejamento para ampliar o número de restaurantes que vão participar, talvez incluindo também aqueles os bares bons de periferia, que o mineiro gosta do boteco, e vamos ampliar essa participação”, afirma.
Em 2023, o Festival e Circuito Gastronômico e Cultural de Uberaba chegou à sua terceira edição, com a participação de 23 bares e restaurantes. Realizado entre os meses de agosto e setembro, o evento contou com culinária especializada e pratos originais, além de atrações artísticas.
O concurso gastronômico inclui as categorias Prato Principal, Petisco e Prato Popular. Os pratos foram produzidos especialmente para o evento e deviam ter um viés mais ecológico. O tema “Cozinha Sustentável” exigiu que os menus tivessem ao menos um processo de prática sustentável.
Somente no fim de semana de encerramento do evento, cerca de 14 mil pessoas participaram do festival. Ainda, quase quatro mil pratos foram vendidos durante o sábado e domingo.