Nesta quinta-feira (27), a Fundação de Ensino Técnico Intensivo "Dr. Renê Barsam" (FETI) completa 48 anos de história em Uberaba. A data será comemorada partir das 13h. Anfitriã, a presidente Sônia Manzan receberá a prefeita Elisa Araújo e ex-alunos, entre outros convidados.
A programação inclui um ato pela paz, seguido de panfletagem sobre a FETI e alguns feitos pela cidade de Uberaba. A Fundação foi criada por iniciativa do ex-prefeito e ex-deputado federal Hugo Rodrigues da Cunha, com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos.
Ao longo dos anos, a FETI teve várias denominações, como COMBEM, CEJU e GUARDA-MIRIM. Atualmente, o Programa de Bem-estar do Menor (PROBEM), integra as atividades ofertadas, que buscam a excelência na formação humana e profissional de aprendizes, de 14 a 24 anos, que estão à procura do primeiro emprego, e de adultos que buscam a inserção/reinserção no mercado de trabalho.
“A FETI integra e promove a educação para o trabalho e a cidadania, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Município. São 48 anos escrevendo a história de Uberaba no mundo do trabalho”, pontuou Sônia Manzan.
Atualmente, são atendidos cerca de 1.300 alunos da Iniciação Profissional, PROBEM, cursos livres, Inglês (ICBEU) e curso preparatório para o Enem, considerando a comunidade uberabense. Com atuação na região, a FETI também atende Delta, Conquista, Água Comprida, Campo Florido e Coromandel, chegando próximo a 2.000 mil pessoas assistidas pelos cursos e programas de desenvolvimento ofertados.
De acordo com Sônia, a FETI oferta o curso de Iniciação Profissional, porta de entrada para o mercado de trabalho, de forma gratuita, com conteúdos voltados à gestão emocional, relacionamento interpessoal, gestão de vida, marketing pessoal, Português instrumental, Matemática financeira, sustentabilidade, e ainda desenvolve projetos no âmbito da Educação profissional. Após concluir a Iniciação Profissional, os jovens são direcionados para entrevistas de trabalho, sendo esta etapa a cargo dos Departamentos de Recursos Humanos das empresas parceiras.