CIDADE

Fiemg lança selo social do Instituto de Cegos

A Fiemg promove hoje o lançamento do Selo Social do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), às 8h30

Publicado em 24/11/2010 às 22:54Atualizado em 20/12/2022 às 03:05
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A Fiemg promove hoje o lançamento do Selo Social do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), às 8h30. O Selo Social Empresa Amiga das Diferenças – Por um Brasil Melhor, é um programa de marketing social que tem por finalidade a promoção de informações para prevenção e tratamento de problemas da visão, através de ações de empresas privadas, gerando uma rede de parcerias “por um Brasil melhor”, na região e em Uberaba.

Os objetivos do selo são  mobilizar empresas para o desenvolvimento e a criação de ações sociais voltadas para os principais problemas da deficiência visual no Brasil; promover a conscientização da população sobre a importância de exames e tratamentos; apoiar ações e projetos com importância e impacto social em relação à deficiência visual e, com isso, diminuir a incidência de problemas irreversíveis. É ainda objetivo do programa promover o respeito às diferenças no Brasil, contribuindo diretamente para uma mudança social de médio prazo em suas estatísticas e criar uma rede de comunicação entre as empresas amigas da diferença, para troca de experiências e evolução em suas ações sociais.

Wilson Adriano Abrão Borges, presidente do ICBC, explica que a ideia do lançamento é promover um café da manhã onde serão recebidos os empresários da cidade, com o apoio da Fiemg, CDL e ACIU, para lançar o selo que traz para Uberaba a possibilidade das empresas se associarem a uma responsabilidade social. “Os empresários vão ser apresentados ao projeto do selo, que é na verdade uma iniciativa muito interessante da instituição, para permitir que o cliente do empresário tenha confiança naquele produto ou no serviço que ele está adquirindo, sabendo que aquela empresa tem a responsabilidade de cuidar do seu semelhante e da comunidade”, ressalta.

De acordo com Wilson, o selo é feito com duas atividades, as quais a empresa que o adquirir será obrigada a promover. “Uma delas é a contribuição financeira para o instituto dos cegos, que vai permitir que a sustentabilidade da instituição se mantenha, e dessa forma continue apresentando os trabalhos magníficos que desenvolve. A segunda obrigação é a produção de uma atividade social em prol da visão”, diz.

Wilson explica que nesse ano o trabalho do selo está voltado para a prevenção da deficiência visual, então será pedido para as empresas que promovam ou uma avaliação oftalmológica de seus funcionários ou então, uma palestra elucidativa a respeito do tema da deficiência visual. “Existem diversas ações que a empresa pode desenvolver e a aprovação da instituição fará com que ela possa oferecer uma atividade de prevenção da deficiência visual. O selo é uma chancela que o instituto dos cegos vai dar para aquela empresa, por ser uma empresa que se preocupa e que desenvolve atividades em prol da deficiência visual”, conclui.

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