Usuários se revoltam com a distribuição de apenas 50 senhas por semana, distribuídas independentemente do tipo de atendimento
Fila enorme e a distribuição de apenas 50 senhas por semana são alvo de reclamação de usuária do Cras do Morumbi (Foto/Reprodução de vídeo)
Usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Morumbi estão na bronca com o que consideram ineficiência da unidade. Reclamante, que solicitou anonimato, disse que a demanda de diversos bairros está se concentrando no local, que por sua vez distribui poucas senhas para atendimento. As queixas foram enviadas no WhatsApp do Jornal da Manhã (9 9777-7900).
A reclamante revelou que chegou ao Cras do Morumbi às 7h da manhã e a fila estava muito grande. Quando começaram o atendimento, informaram que seriam disponibilizadas 50 senhas para a semana. “Eu preciso só atualizar alguns dados para fazer uma cirurgia pelo SUS e não consegui. Teve umas 100 pessoas que não conseguiram senha, de tão grande que estava a fila”, reclama.
Outra questão apontada por ela é que a unidade recebe moradores de diversos bairros e o equipamento não aumenta o número de atendimentos para suprir a demanda. “Aquela região cresceu muito e o Poder Público não está se atentando para isso. Moradores do Marajó, do Ilhabela, de muitos daqueles bairros novos, vão para lá em busca de atendimento e eles distribuem apenas 50 senhas por semana. É muito pouco. Pior ainda é que disseram que vão diminuir as senhas nas próximas semanas, porque alguns funcionários estarão de férias”, critica.
Outra questão levantada pela reclamante é a não utilização da internet para casos menos complexos, que poderiam ser sanados rapidamente. “Me falaram que, para pegar senha, tem que ir às 3h da madrugada para a fila. Nos tempos de hoje, em que muita coisa pode ser feita pela internet, estão sujeitando as pessoas a ir de madrugada e ficar esperando, sem saber se vão conseguir senha?”, questiona.
Por fim, ela disse ter repassado o caso à imprensa, pois reclamou com servidor e ouviu que nos outros Cras a distribuição de senha é mensal, ou seja, o atendimento no Cras Morumbi é melhor que nos outros. “Eles distribuem 50 senhas para a semana, isso dá apenas dez senhas por dia. Vão ficar com aquela fila enorme e nunca vai acabar, porque toda semana fica o dobro sem atendimento, e ainda fala que lá é semanal e nos outros é mensal”, estima.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, em nota, informou que: “O agendamento para atualização e inscrição do CadÚnico no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morumbi é realizado de forma semanal, devido ao número limitado de vagas, às quintas-feiras. No dia 18, a procura pelo agendamento foi atípica, o que ocasionou a fila extensa”.